Versículos sobre administração financeira

Versículos sobre administração financeira

Hoje trago para vocês uma lista com ótimos versículos sobre administração financeira, que nos ensinam o papel correto do dinheiro em nossas vidas e como devemos administrá-lo.

Desta vez os versículos sobre administração financeira que selecionamos não estão na ordem em que aparecem na Palavra. Eles estão organizados por tópicos.

Sobre esse assunto, cabe um vídeo que fizemos para o canal:

Versículos sobre administração financeira

Princípios básicos

Dentre os versículos sobre administração financeira mais importantes que temos está o de Mateus 6:24. Nele aprendemos o princípio básico sobre administração financeira, que é: não sirva ao dinheiro, ele não deve ter importância demasiada em sua vida.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

(Mateus 6:24)

Outro princípio básico é o que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Vemos isso aqui:

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

(1 Timóteo 6:10)

Para finalizar, existe ainda o princípio de que devemos nos contentar com o que temos:

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”

(1 Timóteo 6:8)

O que é o dinheiro?

A Palavra nos ensina, em diversos textos, que o dinheiro não é nada, e jamais devemos ter esperança nas riquezas:

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;”

(1 Timóteo 6:17)

Num dos melhores versículos sobre administração financeira que temos na Palavra, aprendemos que não devemos buscar as riquezas, pois isso nada é. Quando o nosso foco é adquirir riquezas, certamente estaremos tirando o foco do realmente importa: a eternidade.

“Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.”

(Provérbios 23:4,5)

De onde deve vir nosso dinheiro

A bíblia também é contundente em afirmar que temos que ganhar o dinheiro com o nosso trabalho e não utilizarmos nosso tempo de maneira vã:

“Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.”

(2 Tessalonicenses 3:11,12)

Além disso, devemos trabalhar com afinco, sabendo que até mesmo em nossos trabalhos, trabalhamos para Deus:

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.”

(Provérbios 10:4)

E que a preguiça só traz o mal para o homem:

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.”

(Provérbios 6:6-8)

A bíblia também tem versículos de administração financeira que falam sobre

“A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.” (Provérbios 13:11)

Sobre o acúmulo de riquezas

Falando sobre o foco em aumentar o dinheiro que temos, Jesus nos lembra que nossa vida não consiste nos bens que acumulamos:

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;”

(Mateus 6:19)

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

(Lucas 12:15)

E que, na tentativa de adquirir muitas riquezas, muitos caem em tentação. Por isso precisamos tomar muito cuidado com sentimentos que nos levem ao desejo do acúmulo:

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.”

(1 Timóteo 6:9)

O que devemos fazer com nosso dinheiro

Uma das coisas que devemos fazer com nossas finanças é ajudar o nosso próximo, cuidar deles em amor e caridade. Temos muitos versículos sobre administração financeira que nos ensinam isso:

“Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.”

(Provérbios 11:24,25)

Outro versículo sobre administração financeira que fala sobre o mesmo assunto também vem do livro de provérbios:

“O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.” (Provérbios 28:27)

Outra coisa que precisamos fazer é ofertar. Este é um dos versículos sobre administração financeira bem conhecidos?

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”

(2 Coríntios 9:6)

Mais versículos sobre administração financeira

E, como sempre, se você se lembrar de outros versículos sobre administração financeira que não estão contemplados nesse post, por favor comente abaixo. Teremos o maior prazer em analisar as indicações que vocês fizerem.

Paz.


Comments

2 respostas para “Versículos sobre administração financeira”

  1. Avatar de Leandro Ribeiro
    Leandro Ribeiro

    Excelente trabalho, Deus abençoe e lhe dê cada vez mais sabedoria.

    Dinheiro é bênção em nossas vidas desde que seja usado para a Glória de Deus, é claro que a origem deste deve ser o trabalho digno e honesto, caso contrário o dinheiro nas mãos de alguém sem equilíbrio emocional e financeiro pode se tornar um grande problema.

    1. Olá Leandro, muito obrigado pelo seu comentário.

      Você está correto, o problema nunca foi o dinheiro, mas sim o amor a ele.

      Deus abençoe sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *