Os melhores versículos sobre unidade

Os melhores versículos sobre unidade

Essa semana trazemos para vocês uma lista com os melhores versículos sobre unidade que podemos encontrar na Palavra de Deus. É uma ótima lista para montar uma ministração, preparar uma aula ou simplesmente estudar um pouco mais sobre o assunto.

Como sempre, caso você se lembre de outros versículos sobre unidade, basta deixar um comentário nesse post que iremos fazendo as atualizações.

Os versículos sobre unidade apresentados nessa lista estão na ordem em que aparecem na Palavra. Começamos com os versículos sobre unidade que o velho testamento nos dá.

Versículos sobre unidade

Velho testamento

Certamente um dos mais famosos versículos sobre unidade que temos na bíblia encontra-se no livro de Salmos:

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”

(Salmos 133:1)

Novo testamento

O livro de atos fala sobre a unidade da igreja primitiva, um exemplo para nós:

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.”

(Atos 2:44)

Paulo explica, em sua carta aos Romanos, num belo versículo sobre unidade, que todos nós, mesmos diferentes, fazemos parte de um mesmo corpo:

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

(Romanos 12:4,5)

Também fala sobre a humildade necessária para a unidade:

“sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; ” (Romanos 12:16)

Ainda em Romanos, num outro de seus versículos sobre unidade, Paulo fala sobre termos o mesmo sentimento:

“Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.” (Romanos 15:5)

Após isso, em 1 Coríntios, somos lembrados de que participamos do mesmo corpo e fazemos parte do mesmo corpo:

“Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão.”

(1 Coríntios 10:17)

Paulo também nos ensina que não existe diferença entre uma pessoa e outra. Etnia, raça, cor, somos todos iguais perante Deus:

“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

(1 Coríntios 12:13)

O mesmo ensinamento ele passa aos Gálatas, nos mostrando que não existe motivo algum para altivez ou soberba, reforçando características básicas para que consigamos atingir a perfeita unidade:

“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:28)

Atingimos essa unidade apenas por Cristo, é o que somos lembrados nesses importantes versículos sobre unidade:

“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,”

(Efésios 2:14)

E também que devemos suportar uns aos outros, que devemos entender as fraquezas uns dos outros e vivermos em amor:

“com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”

(Efésios 4:2)

Quando somos lembrados que somos todos filhos do mesmo Deus, que somos irmãos através de Cristo, entendemos que devemos andar em unidade:

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

(Efésios 4:4-6)

Num outro dos mais importantes versículos sobre unidade, aprendemos que podemos discordar, mas temos ter um mesmo modo de pensar, um mesmo amor:

“completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa;”

(Filipenses 2:2)

E também aprendemos que não podemos agir apenas em causa própria, algo essencial na unidade:

“nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;” (Filipenses 2:3)

Aprendemos também com esses versículos sobre unidade que isso só é possível através de Cristo:

“onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.” (Colossenses 3:11)

E que não podemos deixar de andar com os irmãos, que precisamos fazer parte da congregação:

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25)

Finalizamos nossa lista de versículos sobre unidade nos lembrando do seguinte:

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes”

(1 Pedro 3:8)

Mais versículos sobre unidade

Os nossos leitores sempre contribuem bastante com nossas listas de versículos. Abaixo algumas das contribuições.

O nosso leitor Roberto Elizardo nos enviou dois textos diferentes falando sobre unidade:

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”

(1 Coríntios 12:27)

“Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos”

(Hebreus 2:11)

Nosso leitor Valmir, também nos lembrou de um texto muito importante sobre unidade! Não sei como fomos esquecer deste:

“E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.”

(João 17:11)

Como falei anteriormente, se você se lembrar de algum outro versículo sobre unidade, basta deixar seu comentário nesse post.

Se liga também nesse vídeo onde falamos sobre comunhão e não esqueça de se inscrever no canal. E não esqueça também de ver a nossa lista de versículos sobre comunhão.

Paz.


Comments

6 respostas para “Os melhores versículos sobre unidade”

  1. Avatar de Aurea
    Aurea

    Obrigada! Posts super esclarecedores!

    1. Olá Aurea, obrigado pelo comentário.

      Fico feliz que o post tenha sido útil.

      Deus abençoe sua vida.

  2. Avatar de Roberto Elizardo
    Roberto Elizardo

    Graça e paz, querido. Obrigado pelo estudo.
    Creio que os versículos abaixo expressem a ideia de unidade também.

    “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” ( 1Co 12:27 )

    “Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos” ( Hb 2:11 );

    1. Olá Roberto, muito obrigado pelo comentário.

      O post já foi atualizado com as suas sugestões.

      Deus abençoe sua vida!

  3. Avatar de Valmir da Silva
    Valmir da Silva

    boa tarde! Gostei do post. Estou desenvolvendo pequenos livros de meditações com temas de espiritualidade. Encontrei seu material enquanto pesquisava. Deixo aqui minha contribuição: nos Evangelhos também aparece este tema da Unidade, por exemplo, quando Jesus, na última ceia, faz a oração pela unidade dos seus discípulos: “Pai, que todos sejam um!” (João capítulo 17). Espero ter ajudado a enriquecer este post. Deus abençoe!

    1. Muito obrigado Valmir!!! Já atualizei o post com a sua sugestão.

      Deus abençoe você na escrita destes livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *