Para compartilhar

Os melhores versículos sobre alegria na bíblia

versículos sobre alegria
André
Escrito por André

Na lista de hoje trazemos os melhores versículos sobre alegria que podemos encontrar na Palavra. Esta lista de versículos sobre alegria pode ser usada para montar uma ministração, encontrar motivos de alegria na Palavra, estudar ou montar uma aula. Espero que essa lista de versículos sobre alegria realmente possa ser útil para você.

Quando olhamos para a maioria de versículos sobre alegria que encontramos na Bíblia vemos que boa parte deles indica que a alegria vem do fato do Senhor ter nos resgatado e nos dado uma nova vida. Vamos olhar juntos essa lista de versículos sobre alegria.

Como sempre fazemos, a nossa lista de versículos sobre alegria está apresentada na mesma ordem em que aparecem na Palavra.

Versículos sobre alegria – VT

Começamos a nossa lista de versículos sobre alegria falando que o Senhor é a nossa alegria:

“Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.” (Salmos 16:8,9)

O livro de salmos é cheio de versículos sobre alegria, o segundo que temos é este:

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.” (Salmos 28:7)

Também aprendemos que a nossa tristeza é passageira, e sempre é sobreposta pela alegria que o Senhor nos dá:

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5)

Um dos mais famosos versículos sobre alegria é este:

“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Salmos 118:24)

Indo para o livro de Provérbios, aprendemos que aquilo que esperamos é alegria, é algo bom, ou seja, os que são salvos esperam por coisas boas:

“A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.” (Provérbios 10:28)

Num dos mais belos versículos sobre alegria, Isaías nos ensina que nossa alegria deve estar exclusivamente no Senhor, que nos salvou, nos livrando morte e do sofrimento eternos:

“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.” (Isaías 61:10)

Habacuque escreveu versículos sobre alegria que se tornariam em belas canções:

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18)

Versículos sobre alegria – NT

No novo testamento temos versículos sobre alegria que nos reforçam o entendimento do profeta Isaías:

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” (Mateus 13:44)

O que Jesus nos ensinou é alegria para nós:

“Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 15:11)

Em outro dos versículos sobre alegria muito famosos, aprendemos que temos o tempo de nos alegrarmos e de chorarmos, mas que o de choro é curto, dura só uma noite:

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;” (Romanos 12:15)

Em Romanos também aprendemos que Deus é quem nos dá a verdadeira alegria, Ele é a fonte do nosso prazer:

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” (Romanos 15:13)

Aos Filipenses Paulo dá uma direção específica:

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” (Filipenses 4:4)

E reforça isso na sua carta aos Tessalonicenses, são dois versículos sobre alegria onde aprendemos que a tristeza não pode ter lugar em nossas vidas, que as alegrias do mundo não podem ser o nosso foco:

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:16-18)

Pedro nos ensina que nossa alegria é crer em Jesus, alcançando a salvação de nossas almas:

“Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” (1 Pedro 1:8,9)

Mais versículos sobre alegria

Como sempre fazemos, caso você tenha outros versículos sobre alegria que não colocamos em nossa lista, deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer de colocá-lo em nossa lista de versículos sobre alegria.

Possíveis ministrações com esta lista de versículos sobre alegria

Em nossas listas mais recentes temos deixado também ideias de ministrações possíveis com estes versículos. Seguem algumas:

  • A nossa alegria é a salvação: nesta ministração podemos falar sobre como temos motivos para nos alegrar em Deus, mesmo que algumas circunstâncias de nossas vidas não estejam perfeitas;
  • Alegria passageira vs alegria eterna: nesta ministração pode-se enfatizar que as alegrias do mundo são passageiras, enquanto a alegria que Deus oferece é eterna;
  • A tristeza dura uma noite, mas a alegria é eterna: uma ministração que pode ser voltada para aqueles que sofrem, para os que passam por momentos difíceis, reforçando que, no Senhor e na sua salvação temos alegria eterna.

Tem outras ideias de ministrações sobre esse assunto? Deixe seu comentário!

Não se esqueça de baixar o nosso e-book gratuito 7 Dias com Deus e de se inscrever em nosso canal no youtube.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário