Para compartilhar

Os 15 melhores versículos de encorajamento

Os melhores versículos de amor ao próximo
André
Escrito por André

Por muitos momentos em nossas vidas passamos por dificuldades e momentos em que parece que tudo vai desabar. Por isso selecionamos os melhores versículos de encorajamento que encontramos na bíblia.

Esses versículos de encorajamento podem te ajudar em momentos ruins, para montar uma ministração ou até mesmo para estudar sobre o assunto.

Alguns destes versículos de encorajamento são muito específicos do momento onde foram falados. Porém podem servir para que tenhamos uma noção de como Deus agiu com o Seu povo em momentos de dificuldade.

Versículos de encorajamento

O primeiro versículo é muito conhecido de todos e certamente é um alento para muitos:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

Falando diretamente para o povo de Israel, Deus encoraja o povo de maneira muito direta:

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.” (Deuteronômio 31:6)

Com Josué acontece a mesma coisa num dos mais famosos versículos de encorajamento:

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

O livro de Salmos tem vários versículos de encorajamento. Como Davi escreveu muitos deles e passou por momentos bem difíceis, ele foi um grande escritor de versículos de encorajamento:

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” (Salmos 27:14)

Falando especificamente sobre momentos de dificuldades, os dois versículos de encorajamento abaixo são muito importantes:

“Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.” (Salmos 56:3,4)

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4)

Em Deus temos a segurança de que somos constantemente cuidados e protegidos. Os versículos de encorajamento abaixo nos mostram isso:

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1)

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmos 125:1)

Paulo foi outro expoente do entendimento de que Deus nos supre em todos os momentos, inclusive nos piores deles. Com isso acabou escrevendo um dos mais importante versículos de encorajamento que temos na Bíblia:

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9)

Quando vai falar com Timóteo, Paulo reforça que Deus é a nossa força:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1:7)

Aos Efésios Paulo também escreve um versículo que pode ser considerado como um versículo de encorajamento:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;” (Efésios 6:13,14)

Jesus nos diz que não devemos temer nada nessa Terra, que toda a nossa confiança deve estar em Deus nestes dois versículos de encorajamento:

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28)

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Ao falar com Isaías, Deus o encoraja de maneira muito especial:

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43:2)

“Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.” (Isaías 43:5)

Mais versículos de encorajamento

Como sempre, caso eu tenha me esquecido de algum versículo de encorajamento nessa lista, por favor comente abaixo. Todos os versículos de encorajamento que vocês mandarem serão incluídos nessa lista.

Que tal ver uma mensagem que tem tudo a ver com isso? Então clique aqui! E se quiser se aprofundar ainda mais, leia essa também.

E aí, gostou da lista? Então comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais.

Paz.

 

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário