Os melhores versículos sobre caridade

Os 11 melhores versículos sobre caridade

Como já dizia o Raiz Coral: “a caridade é um dom”, por isso separarmos uma lista com os melhores versículos sobre caridade que podemos encontrar na bíblia.

Você pode utilizar essa lista de versículos sobre caridade para montar uma ótima ministração, estudar sobre o assunto ou até mesmo dar uma aula.

Espero que você goste dessa lista e, caso se lembre de algum versículo que não colocamos aqui, basta deixar seu comentário, que é sempre muito bem vindo.

Versículos sobre caridade

Seguindo a ordem em que aparecem na Palavra, começamos com o livro de Deuteronômio, que nos ensina a não termos a avareza de querermos tudo para nós mesmos, mesmo que tenhamos trabalhado para isso. Essa passagem nos ensina a olhar sempre para os menos afortunados:

“Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos, quando sacudires a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será. E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito; portanto te ordeno que faças isso.” (Deuteronômio 24:19-22)

Após isso temos um dos mais belos versículos sobre caridade, que se encontra no livro de Salmos. Aqui existe uma promessa para todos aqueles que cuidam dos mais pobres:

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.” (Salmos 41:1)

Entrando no livro de Provérbios, que contém a sabedoria do homem mais rico do mundo, aprendemos diversas coisas, com muitos versículos sobre caridade. No primeiro deles temos uma regra de vida:

“As ambições dos justos resultam em bem para muitos; a esperança dos ímpios, somente em desgosto e ira.” (Provérbios 11:23)

Falando ainda sobre o segredo de ver as suas riquezas se multiplicarem, recebemos uma direção muito contundente:

“Quem dá com generosidade, vê suas riquezas se multiplicarem; outros preferem reter o que deveriam ofertar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11:24)

Sem se cansar de falar sobre o mesmo assunto, Salomão continua batendo na tecla de que devemos cuidar de todos os necessitados:

“O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá.” (Provérbios 11:25)

Num dos versículos sobre caridade mais famosos que encontramos na Palavra, Salomão nos ensina que devemos tratar bem aos pobres:

“Quem trata bem os pobres empresta ao SENHOR, e Ele o recompensará regiamente!” (Provérbios 19:17)

Em outra regra que deveríamos seguir com nossas vidas, vemos o seguinte nesse ótimo versículo sobre caridade:

“O que dá ao pobre não terá falta; mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.” (Provérbios 28:27)

Aprendemos também que não podemos ficar alheios às causas daqueles que necessitam de ajuda. Não podemos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo:

“O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento.” (Provérbios 29:7)

Com o versículos sobre caridade mais citado em contextos diferentes, vemos Cristo incentivando seus seguidores a serem generosos:

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6:38)

Para praticamente finalizar com qualquer preconceito sobre ajudar os necessitados, Tiago é muito contundente:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?” (Tiago 2:14-16)

O apóstolo João termina a nossa lista de versículos sobre caridade de forma assustadoramente verdadeira:

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3:17,18)

Que com essa lista de versículos sobre caridade possamos aprender a cuidar melhor daqueles que não possuem tanto quanto nós e que precisam de nosso apoio.

Se você gostou de nossa lista de versículos sobre caridade, não deixe de compartilhar esse post com outras pessoas. Não esqueça também de deixar seu comentário caso se lembre de algum versículo sobre caridade que não colocamos nessa lista!

Veja também o vídeo que gravamos sobre caridade:

Paz.

28 comentários em “Os 11 melhores versículos sobre caridade”

  1. Gostei muito dos versículos, pois temos um projeto aqui em nossa igreja que chamamos de NATAL SOLIDÁRIO, e já estamos em nossa 2ª EDIÇÃO, e vou usar alguns desses versículos no projeto. Nosso objetivo e ajudar os mais necessitados, falar do amor de Jesus, e abençoa-los com cestas básicas, brinquedos, e roupas usadas em bom estado.

    Responder
  2. André, a paz de Cristo.
    Bem sabemos nós que “Caridade” é tema que não se esgota. Fica uma sugestão para que você aborde o tema:
    “Medo e Caridade”.
    Tenho observado o medo de se convidar vizinhos quando de um culto no lar, esquecendo -se de que Cristo veio para pecadores e não para santos… E quantos deixam de ajudar pois o julgamento precede a ação que o amor queria gerar.
    André o assunto é interminável enquanto que na terra.
    Navegando numa de minhas pesquisas te achei, e gostei muito de seu artigo. Achei tudo um musk…
    Deus continue capacitando você para esta ferramenta que também amo utilizar: a escrita.
    Deus abençoe você e toda a sua família. PAZ!

    Responder
    • Olá Jussara, tudo bem?

      Uma boa forma de nos acompanhar por e-mail é inscrevendo-se em nossa newsletter. Não mandamos todos os posts através dela, mas temos muitas coisas que vão por lá.

      Uma outra forma é curtir a nossa fan page no Facebook. Todos os nossos posts estão lá!

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
    • Olá Aparecido, obrigado pelo comentário.

      Que ótimo que você conseguiu estudar sobre o assunto com estes versículos sobre caridade.

      Deus abençoe sua vida.

      Responder
  3. Amei! Estou fazendo um esboço com o tema , caridade o exercio do amor , me foi muito util esta lista de verciculos .obrigada..

    Responder
    • Olá Maria, glória a Deus.

      Fico muito feliz que post tenha lhe ajudado. Depois, se quiser, nós mande seu esboço! Será um prazer tê-lo aqui no blog.

      Responder
  4. Ola, querido muito expolicativa sua palavra, apenas nos erros de gravacao ,Ao mensurar os signos e bricar sobre isso num conteudo Cristao : Talvez para quem nao tenha entedimento, nao fique muito claro. De resto continue a pregar o evangelho e a palavra . Deus o abencoe !!

    Responder
    • Olá Marilia, muito obrigado pelo feedback, foi muito bom ouvir isso.

      Já tem um tempo que nós paramos de colocar essas brincadeiras, nós também percebemos que não eram muito adequadas.

      Mais uma vez, muito obrigado.

      Responder
  5. Olá tudo bem. Existem certas instituições com ou sem cnpj que falam ser igreja porém sem um pastor que seja atento ao seu rebanho ,como diz a palavra de Deus ;este se for um bom pastor,como nosso Pai que esta nos céus deixará as 99 ovelhas e ira socorrer aquela que nescessita . Tiago 2,14-26(v.26 De modo que o corpo sem espírito é cadaver ,assim tambem a fé ,sem as obras é cadáver.) Biblia Paulus.Edição Pastoral.

    Responder
  6. Paz
    Vc entende, na prática, sobre esse assunto?
    Pergunta:
    Quem pratica a caridade liberalmente nao acaba ficando sem condições de comprar itens para si mesmo?

    Responder
    • Olá Heloísa, não sou dono da verdade, vou apenas dar a minha opinião aqui. Acredito que a melhor resposta que você terá será do próprio Espírito Santo.

      Aqui temos duas opções para solucionar a sua questão:

      1 – Entender que caridade é diferente de ser descuidada com as suas finanças. É importante pagar as suas contas e também ser caridosa. A questão aqui é entender se você está deixando de ser caridosa por estar pagando suas contas ou por estar cedendo à vontades mesquinhas.
      2 – Ser direcionada por Deus ao praticar a caridade. Se o Espírito Santo estiver direcionando, você pode doar tudo o que tem e nada vai lhe faltar. A questão aqui é justamente saber se você está sendo direcionada pelo Espírito ou pela sua vontade própria.

      O que você pensa sobre isso?

      Responder
  7. Maravilhoso, muito bom agente aprende mais , daí aplicamos em nossas vidas esse estudo.
    Primeiro praticamos pra depois ensinarmos.

    Responder

Deixe um comentário