Versículo

Versículo do dia – O que nos separa de Deus?

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:2)

O que Deus sempre quis, na minha opinião, é que o seu povo, de boa vontade, estivesse perto dEle. Não creio que o Pai nos queira distantes ou nos queira como escravos que simplesmente fazem a Sua vontade por medo ou para seguir certas leis.

Isso não seria um relacionamento baseado no amor, isso seria uma relação de dominação. Ele seria um déspota e nós seríamos apenas súditos, como vemos ainda em muitos países pelo mundo hoje em dia.

Mas, mesmo assim, tantas e tantas vezes ainda estamos e nos sentimos separados e distantes de Deus. Por que isso acontece? Por que será que, às vezes, é tão difícil de chegar até Deus?

Por um tempo eu usei como muleta a desculpa de: “Ahh, se Deus ficou 400 anos em silêncio, devo estar passando por um tempo assim”. Mesmo que as pessoas mais experimentadas no evangelho me dissessem que não, que Ele sempre estaria próximo, eu preferia esconder minhas mentiras atrás desta capa teológica.

Porém hoje, talvez mais sincero, eu posso claramente ver que o que me separava de Deus não era o Seu silêncio, mas os pecados que eu tanto gostava de ter e lutava para que ninguém soubesse deles.

Amados, devemos andar sempre em sinceridade, em verdade, diante de Deus e diante dos homens. Nossos pecados vão nos separar de Deus, arrependa-se, apresente seu coração arrependido para Deus.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

28 Comentários

  • Meu irmão, belo texto! Mas nada pode nos separar de Deus, do seu infinito amor. Todos caíram, todos pecaram. O profeta Isaías fala sobre o pecado separar o homem de Deus, mas vemos no novo testamento a palavra do Senhor dizendo que nada nos separa do infinito amor dEle. Quer argumentar que o pecado separa o homem de Deus? Cumpra tudo na risca. Seja um homem sem pecado. Consegue? Tenho certeza que não. O que quero dizer? Deus ver Cristo em nós. Você vai tentar ser santo! Você vai ser santo (separado), mas isso não faz de você um homem sem pecado. Falar que o pecado separa o homem de Deus depois da graça ter chegado, é a mesma coisa que afirmar que um dia você vai estar sem o pecado aqui na terra. Isso é impossível! Isso não é justificativa para pecarmos, mas para entendermos que nada pode nos separar do amor de Deus! Não existe troca no reino para receber a salvação. Ela é de graça.

    • Isaque, entendo sua interpretação, mas é um ponto muito delicado.

      Dizer que o pecado não nos separa de Deus é diferente de dizer que o pecado não nos separa do amor de Deus. Romanos 6 fala muito sobre o pecado e a nossa vida com Deus. O que você disse dá uma margem muito grande para aceitarmos o pecado.

      Eu concordo que não somos santos ainda, mas precisamos buscar isso, caso contrário não existiria 1 Pedro 1:15,16.

      Deus abençoe sua vida.

      • André, é incoerente fazer separação entre nós e Deus após a morte de Cristo Jesus, independente de qualquer coisa. 
        Entendo seu ponto de vista, mas ao redigir: “…sobre o pecado não nos separar de Deus é diferente de dizer que o pecado não nos separa do amor de Deus.”
        Sei que Deus não deixou de amar os seus filhos, mas que amor é esse que existe à distância quando falhamos? Que amor é esse que abraça todos até certo ponto, mas não tolera o pecado intencional, porque desta forma é criado uma separação de acordo com muitos crentes? O amor de Deus é incondicional. Fato. Porém se nada me separa do amor dEle, depois da morte de Cristo na Cruz, Deus nos aceitou pecadores, não prisioneiros do pecado, mas pecadores.
          Ser santo é ser separado. Aceitar a graça, e lutar contra o pecado nos garante essa santidade.
        Fomos livres de sermos escravos do pecado, porém em qual versículo diz que deixamos de possuir a natureza pecaminosa? Nenhum.
        Deus ama todos, e o seu amor por nós é a única razão de estarmos unidos com Ele, depois de termos entregado a nossa vida. Se não fosse por amor ele não teria entregado o seu filho. Estar unido com Deus no seu amor, é estar unido com Ele em QUALQUER circunstância, caso eu aceite viver de acordo com a bíblia (depende de uma decisão minha querer ou não). Se o pecado nos separasse dEle depois de Cristo Jesus, nunca chegaríamos perto de Deus. A ressurreição permitiu essa aproximação.

        Obs.: Não dei margem grande para aceitarmos o pecado. Na realidade, lutar é diferente de aceitar. Eu decidi lutar entendendo que mesmo sendo pecador, Deus sempre estará ao meu lado. Não sou prisioneiro do pecado, não tenho nada para oferecer para Ele, mas vi o Deus que está ao meu lado sempre. Sem barreiras! Sem paradigmas! Sem religiosidade! Barrabás simplesmente aceitou a graça, e hoje ele está unido com Cristo.

        É um debate sem fim. Abraços irmão em Cristo.

        Deus te abençoe

        Isaque Barbalho

        • Olá Isaque, obrigado pelo comentário, foi muito construtivo.

          Sinceramente, já entrei em discussões semelhantes onde defendi o seu ponto de vista, de que o pecado não recorrente (esta foi a melhor forma de chamar este tipo de pecado) não nos faz perder a salvação.

          Porém, este é um assunto extremamente delicado. É uma linha muito fina, principalmente para os neófitos, que separa o pecado deliberado (como todos são) recorrente, do pecado por deslize, aquele que acontece por conta das nossas inúmeras falhas.

          Vou buscar mais textos que embasem uma ou outra opinião e peço que você faça o mesmo para que possamos, juntos, construir uma visão clara do que diz a Palavra em relação a isso. Acredito que isso dará um bom estudo bíblico.

          Sugiro começarmos interpretando o texto de Hebreus 3:1-10 e somarmos a ele outras passagens importantes para o assunto.

          Muito obrigado pela sua participação.

    • Isaque Silva. Claro ñ somos santos mas devemos ansiar , buscar a santidade tds os dias. Cuidado c o pecado premeditado. Deus é amor, mas tbm ele e justiça. ” Ficar brincando q a Deus perdoa , e um pecado aqui outro ali ” devemos como o Senhor JESUS falou examinar as escrituras ( como todo ) e tirar o q nos convem. Ñ RECEBA COMO UM APONTAR D DEDO e
      Sim como uma reflxao diaria nossa. Estamos p auxiliar uns aos outros. Fc na paz!

      • Olá Acrecio, obrigado pelo seu comentário.

        Concordo com seu ponto de vista e temos que ter muito claro em nossas mentes que Deus é santo.

        Deus abençoe sua vida.

    • A paz do Senhor amados, concordo com Isaque em partes, pois creio que o único que pode nos separar do Amor de Deus é nós mesmos, pois em JO 3.16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira, que de o seu filho unigênito… entendo que Deus ama o pecador mas não o pecado, tenho a consciência de que se tratando de Salvação é preciso fazer por onde, pois é condicional : MC 16.16, EF 2.8-9

      • Olá Marcos, obrigado pelo comentário.

        Essa questão é muito baseada na interpretação da própria pessoa. Acredito que seja consenso entre todos nós que não podemos pecar. Isso já é o suficiente.

        Deus abençoe sua vida.

  • A paz!
    Estava procurando um versículo e achei ele aqui no blog!
    Tenho um blog cristão, falo sobre moda para mulheres cristãs, cuidados femininos e também escrevo textos baseados na Palavra quinsenalmente. Meu comentário é para parabenizar pelo trabalho, o blog é muito objetivo, claro, limpo e o melhor de tudo, um canal de Deus!

    Que Deus abençoe sempre você e sua família!

    http://www.blogmulhervirtuosa.com.br

    • Olá Sofia, obrigado pela participação e pelo comentário.

      Acessei o seu blog e achei muito legal, com um conteúdo realmente diferenciado. Parabéns!

      Deus abençoe sua vida.

      Paz.

  • Esquecemos que temos o senhor como advogado hoje!! mas vira como juiz.
    Si nao nos arrependermos dos nossos pecados não alcançaremos misericórdia. certemente teremos nossa recompensa.
    Estaremos vivos no céu ou vivos no inferno a escolha é nossa.

    • Olá Angélica, obrigado pelo comentário.

      Realmente temos que ter entendimento de que somos seres eternos. Nossas atitudes tem peso na eternidade.

      Deus abençoe sua vida.

  • olá Andre gostei do versículo da reflexão e do comentários postado gostaria só de citar Romanos 8:1 que diz :Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
    Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. o que quero dizer é que mesmo dizendo ou achando que estamos em cristo precisamos viver um vida no espirito pois o espirito santo ele nos capacita a viver um vida sem pecado .ja ressuscitamos com cristo e é por esse motivo que temos que buscar as coisas que são de cima onde cristo esta em gálatas 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência(ou desejo) da carne.
    Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Gálatas 5:16-18 Cristo veio pra ocupar sim o nosso lugar e nos libertar do império das trevas a a palavra diz que a partir dai de nos ligarmos a cristo por sua marte o pecado não terá domínio sobre nos. mais mesmo depois de recebermos a salvação continuarmos no pecado a pretexto de que somos salvo pela graça isso quer dizer que já não há mais redenção pelo pecado olha o que o apostolo Pedro diz
    : Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
    Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
    Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
    2 Pedro 2:20-22 alguem pode dizer mais desviado é a pessoa que deixou a congregação , a igreja a ,religião pela fé é que somos salvos não é então é pela fé que nos mantemos santos e sem pecado .
    Jesus cristo nosso senhor ja levou o nosso pecado ja estamos livres podemos com a ajuda do espirito santo a a palavra de Deus vivermos sem precisar pecar andando um vida guiados pelo espirito santo de Deus que habita em nós( Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
    Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo.
    Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
    Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
    Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
    Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
    1 Coríntios 6:14-20)Deus os abençoe

    • Realmente o pecado pode nos separar de Deus , não podemos descuidar. pois estamos em guerra com o diabo nossa luta não é contra carne ou sangue e sim contra principados e potestades Efésios 6:10
      o inimigo de nossas almas vive ao nosso derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar
      e o pecado ao meu ver é a ferramenta mais ardilosa que o inimigo usa

      • Olá Santana, obrigado pelo comentário.

        Não podemos vacilar e, como eu disse no post, principalmente não podemos nos esconder atrás de desculpas que omitem uma vida de pecados. Se pecamos, precisamos ser sinceros e pedir perdão. Precisamos confessar nossos pecados e sermos ajudados.

        Deus abençoe sua vida.

    • Olá Santana, obrigado pelo comentário.

      É realmente um conjunto de versículos muito rico. Espero que você continue participando sempre do blog e comentando nossas postagens.

      Deus abençoe sua vida.

  • Concordo com André. Se não a mal em pecarmos então podemos sair pior ai pecando:matando, roubando, prostuido, enganando. Vamos acodar gente. Bem e mal existem a agente precisa escolher o bem.

    • Olá Gerson, obrigado pelo seu comentário.

      A discussão sobre esse post tem sido muito rica. Com ela, aprendo rapidamente que devemos sempre escolher a santidade, como você mesmo frisou.

      Deus abençoe sua vida.

  • É por isso que a bíblia fala muitos serão chamados e poucos escolhidos pq as pessoas não querem deixar seu eu de lado pra servir a Jesus. Não querem obedecer a Deus. Acham muito pesado oque Deus pedem a elas. Triste mais é a realidade.

    • Olá Sheyla, obrigado pelo comentário.

      Precisamos sempre deixar o nosso “eu” de lado, abandonar as práticas do velho homem e viver uma nova vida de servidão a Deus.

      Deus abençoe sua vida!

  • Eu vivia uma vida no pecado sendo fantoches de satanás uma vida destruída, sem Jesus, e ele me resgatou pela sua grande misericórdia. posso dizer, sou falha sim, mais hoje eu tenho temor a Deus pq sei de onde ele me tirou. Me arrependo tanto pelo tempo que perdi. Mais Deus está no controle. sei que sou fraco e pequeno, mais Deus é grande e forte. #xô pecado vc me afasta de Deus.

  • Ola a paz do senhor irmão Andre,eu tenho uma dúvida tenho dois pastores na minha congregação um diz que não devemos orar dizendo a Deus que somos pecadores, miserável e nessecitado da graça, outro concorda que somos sim.
    O primeiro diz que temos pecados mas que somos filhos e não pecadores.
    Eu acredito que sou pecador sim,mas pecador que peço perdão e misericórdia.
    Que são alguns deslize,algumas falhas no nosso cotidiano de vida.
    Eles precisam se entender ou isso é natural?

    • Olá Lima, antes de mais nada obrigado pelo comentário.

      Pode parecer estranho, mas os dois estão corretos, são apenas pontos de vista diferentes. Somos sim pecadores, miseráveis, completamente dependentes da graça e misericórdia de Deus. Precisamos entender isso e também entender que somos filhos, com livre acesso ao Pai.

      Os dois entendimentos estão corretos e se completam, não podemos entender apenas um ou apenas outros. Se olharmos para a oração modelo de Jesus em Mateus 6, veremos que logo no início Ele nos instrui a pedir perdão de nossos pecados, nos identificando como pecadores. Logo depois ele pede pelo pão e pela proteção, onde nos identificamos como filhos. Interessante, concorda?

      Espero ter respondido sua pergunta.

      Deus abençoe sua vida.

      • Não…o véu se rasgou de ponta a ponta…nada mais pode nos separar de Deus e de seu Amor, somente nossa livre escolha pode nos separar do Pai…palavras como estas afasta ainda mais pecador…somente vencemos o mundo vivendo com ele…palavras como estas, ao pecador que a muito luta e por tantas vezes perde só faz a culpa e a vergonha faze-lo se afastar ainda mais da salvação…PECADORES e todos nos somos…ENQUANTO HOUVER FOLEGO EM SEUS PULMÕES…SE VOCÊ CAIU EM PECADO A UM SEGUNDO ATRÁS SAIBA QUE A MÃO DE CRISTO CONTINUA ESTENDIDA A VOCÊ, MESMO QUE A VONTADE DE PECAR NÃO PASSOU AINDA, SEGURE NA MÃO DE CRISTO SÓ ELE É CAPAZ DE TE DAR FORÇAS!!

Deixe um comentário