Versículo

Uma orientação importante para os líderes

André
Escrito por André

“nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” (1 Pedro 5:3)

Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro nos dá uma lição sobre o que os líderes de rebanhos devem fazer. Dentre os ensinamentos do apóstolo, ele fala que os líderes (tenham eles o cargo que tiverem) não podem liderar o rebanho como dominadores.

Eu creio que esta orientação serve para qualquer pessoa que esteja num cargo de liderança: um pastor, um líder de célula, um chefe de departamento, um pai, qualquer pessoa que tenha pessoas sob sua responsabilidade.

Como líderes, temos a chance de dominar as pessoas, de persuadi-las e de motivá-las para as mais diversas atividades. Esta chance nos dá uma responsabilidade muito grande pois, com ela, podemos fazer grandes obras ou coisas terríveis.

Lembro-me de um caso em que uma pessoa, num determinado cargo de liderança de uma igreja, dominava tanto as pessoas que estavam caminhando com ela, que seus liderados não tomavam decisões sem antes falar com o líder, o guru.

Mas o apóstolo deixa bem claro que, ao invés de dominarmos o rebanho, precisamos ser modelos, devemos ser um exemplo para eles. Esta liderança pelo exemplo não gera apenas liderados, gera pessoas que estão conectadas com você, na mesma visão e no mesmo propósito. Com isso certamente você terá liderados mais maduros e pessoas que vão fazer grandes obras.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário