Versículo

Prudentes como as serpentes, simples como as pombas

Homem no campo com a bíblia na mão
André
Escrito por André

“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mateus 10:16)

No contexto dessa passagem, Jesus estava instruindo os seus discípulos mais próximos sobre como deveriam levar as boas novas ao povo escolhido.

Num determinado momento de suas instruções, ele resume parte do que havia falado dizendo: “sejam simples”. Também resume o que estava para dizer: “sejam prudentes”.

A simplicidade vinha da parte onde eles não deveriam levar nada, depender das ofertas das pessoas de bem e simplesmente levar a mensagem de que o reino de Deus se aproximava.

A prudência deveria vir pois eles seriam entregues, acusados, maltratados e perseguidos. Sinceramente acho que a pomba ou a cobra, apesar dos importantes símbolos que estas duas representações carregam, são menores no contexto.

Todavia, como aplicamos isso em nossas vidas hoje?

Da mesma maneira que os discípulos precisavam dessas instruções para o seu trabalho evangelístico, nós também precisamos.

Devemos, de maneira simples e em todo o tempo, viver a vida de Cristo na Terra, amando nosso próximo, servindo sempre, pregando a palavra e curando os aflitos.

Também devemos ter cuidado, pois os tempos são difíceis. Em muitos lugares do mundo somos perseguidos e, onde temos mais liberdade, a paixão pelas coisas de Deus é muito rara.

Continuamos precisando de simplicidade e prudência. Poucas outras coisas são necessárias para nós.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário