Versículo

Os malefícios da igreja

Biblia aberta no começo do livro de colossenses
André
Escrito por André

“Aborreceis na porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente.” (Amós 5:10)

Dentre as várias repreensões de Deus contra Israel, encontramos Amós falando isso para o povo. Certamente não é o aviso mais duro de Deus, pode até passar sem que ninguém perceba, mas existe muito o que podemos aprender aqui.

Enquanto vivemos como uma organização cristã de pessoas, normalmente chamada de igreja local, congregação ou algo do tipo, é importante que tenhamos relacionamento uns com os outros.

Mas isso é uma loucura: tem fofoca, tem gente que briga, irmão mal educado, brincadeiras que passam dos limites e muitos outros excessos. Isso acontece, afinal, pois ainda somos pessoas e extremamente suscetíveis a erros.

Porém, também existe muita coisa boa: cuidado, amor, proteção, amizades profundas, conselhos, repreensões, sinceridade, suporte, auxílios diversos e muito mais.

Infelizmente, o que vejo acontecer nesta matemática de loucuras com coisas boas é que muitas pessoas têm dado mais importância para os erros do que para os benefícios. Esses erros que acontecem são inerentes à qualquer relacionamento humano. Os benefícios, reais, só são encontrados nos relacionamentos cristãos.

Quando damos mais importância para aquilo que é ruim, vemos muitas pessoas desistindo das igrejas e tentando caminhar sozinhas com Deus.

Mas o que isso tem a ver com o versículo de hoje?

Israel, na época de Amós, estava deixando de ouvir as repreensões sinceras e positivas daqueles que ainda tinham algum relacionamento com Deus. Eles tinham deixado de receber a sinceridade que lhes permitiria voltar ao curso correto.

Quando nos aborrecemos com as outras pessoas e deixamos de ter comunhão com a igreja local, estamos abrindo mão dessa correção, dessa sinceridade e de muitas outras coisas.

Por isso, meu pedido de hoje é que você avalie com cuidado se está realmente se entregando à comunhão possível no corpo de Cristo, ou se está se afastando.

Não estou pedindo que você ignore os problemas da igreja e dos relacionamentos, não estou pedindo que você aceite tudo. Só estou pedindo que reflita sobre os benefícios da comunhão e como pode crescer num relacionamento saudável com o corpo de Cristo.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário