Versículo

O samaritano da atualidade

Bíblia no banco
André
Escrito por André

“Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5:46)

Ser do povo do Israel e ouvir estas palavras deve ter sido uma afronta. Se Jesus fosse um pouco mais específico, ele diria: “amem os samaritanos, amar apenas os seus irmãos é fácil”. Para eles, manter-se distante dos samaritanos era um traço cultural, algo que sempre fizeram. Por isso, pensar diferente era muito difícil.

Quem é o samaritano do cristão hoje? Se Jesus estivesse falando essa frase hoje para a sua igreja, em quem você pensaria primeiro? Seria a igreja do vizinho? A comunidade LGBT? Talvez os muçulmanos?

Eu tenho certeza de que, se tivéssemos a disposição de amar as pessoas que hoje nos afrontam, que consideramos como opositores, muitos se aproximariam de Cristo e seriam profundamente tocados  pelo Espírito Santo.

Porém, infelizmente, o que fazemos hoje é justamente pagar na mesma moeda que recebemos. Somos apontados por outras pessoas e apontamos também. Nos tacam pedras, e fazemos o mesmo com eles.

Meu apelo hoje é para que você demonstre amor sincero por uma pessoa que pensa completamente diferente de você, com outras crenças, outros valores e outra mentalidade.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário