Versículo

Liberdade ou obrigação?

André
Escrito por André

“pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” (1 Pedro 5:2)

Um tempo atrás participei de uma discussão muito interessante sobre o porquê fazemos as coisas na igreja. Um dos argumentos era o de que, após um tempo, começamos a fazer as coisas pois somos obrigados a fazê-las. A outra opinião era a de que jamais podemos fazer isso, uma vez que, tudo o que fazemos para Deus, é baseado na liberdade que temos nEle.

A passagem de hoje reforça o segundo pensamento. Não podemos pastorear o rebanho por constrangimento. Não podemos fazer uma faxina*, nos tornarmos diáconos ou qualquer outra coisa, por constrangimento. Tudo o que fazemos na igreja, deve ser baseado em nosso desejo de servir a Deus e não por causa das opiniões dos homens.

Porém, infelizmente, ainda vejo muitas pessoas na igreja fazendo as coisas para que os homens vejam, para que elas mesmas apareçam. E isso faz com que elas se sintam obrigadas a fazer algumas tarefas.

Meu amado, lembre-se sempre disso: ninguém pode te obrigar a fazer as coisas. Existem pessoas que podem trazer a direção de como fazer as coisas ou o que fazer, e você deve respeitá-las, porém nunca faça nada por obrigação ou para que os homens vejam.

Faça tudo por amor a Deus e por entender que aquela pessoa está lhe dando uma direção vinda através do Espírito Santo; por entender e respeitar a autoridade dela sobre sua vida. Nunca por obrigação.

Faça as coisas com um coração correto.

Paz.

* Neste ponto fui além do que o versículo está dizendo, mas acredito que ainda se aplica.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário

Quer saber antes de todo mundo o que acontece no JC na Veia?
Assine nossa newsletter
Essa é uma lista exclusiva, poucas pessoas permanecem nela e oferecemos o melhor para nossos assinantes, conteúdo exclusivo e novidades em primeira mão.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
close-link