Versículo

José, o obediente 

Bíblia sobre a mesa, caneca
André
Escrito por André

“Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.” (Mateus 1:24)

Após ter sido manso e amoroso, planejando deixar Maria sem falar nada para ninguém para que ela não fosse difamada, José tem um sonho e, obedecendo a ordem do anjo, recebe Maria.

Veja a situação: José descobre que Maria está grávida sem nunca ter se deitado com ela. Com isso, ele faz um plano: deixar Maria sem que ninguém o veja sair e atrair a vergonha daquela gravidez para ele, preservando a imagem de Maria. Muito provavelmente foi um dia difícil para José.

Nada mais natural do que ele sonhar com toda aquela confusão que realmente estava acontecendo. Nesse sonho uma anjo fala com Ele, explicando que Ele não deveria deixar Maria, mas receber o filho como seu.

Se fosse eu no lugar de José diria que o sonho não passou de sonho, que era uma reação natural de meu corpo ao dia. Pensaria talvez que fosse o Diabo tentando arruinar minha vida com a adúltera. Ou ainda diria que aquilo tudo era fruto do meu coração que, apesar de magoado, ainda amava aquela mulher.

A última coisa que eu faria seria obedecer a Deus através de um sonho.

Isso revela uma característica de José que é muito importante para nós: José era obediente. Assim como todos os grandes nomes da Bíblia, devemos também obedecer a Deus, sabendo que Ele cuida de nós.

Veja que você não precisa ter um sonho e receber uma direção para começar a obedecer. Quando você lê algo como “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” em Provérbios 1:8, já sabe que deve obedecer a seus pais e, assim, obedecer a Deus.

Agora, a questão é: temos obedecido aquilo que Deus pede de nós através de meios simples e claros como a Sua Palavra?

Reflita hoje sobre as atitudes de José e pense nas áreas da sua vida onde você pode ser mais obediente.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário