Versículo

Injustiçados

Eliane Gomes
Escrito por Eliane Gomes

A crítica em relação ao outro quase sempre diz algo sobre nós mesmos. Quando estamos insatisfeitos conosco, quando sabemos que algo não vai bem em nós mesmos, começamos a olhar para fora ao invés de olhar para dentro.

E ao fazer isso sempre encontramos muito o que criticar, porque as pessoas estão errando constantemente, assim como nós.

Quando paramos um pouquinho e olhamos para dentro, vemos que na verdade o que nos irrita no outro aponta diretamente para algo com o qual não estamos muito bem resolvidos.

Talvez pareça um exercício muito simples “olhar para dentro si”, mas já tentou pensar no que você tem errado com uma pessoa, enquanto está magoado porque essa pessoa errou com você? Se já tentou sabe que não é fácil tirar o foco do erro do outro e começar a pensar nos seus.

Nosso senso de justiça própria sempre vai nos levar a pensar que o erro do outro foi mais grave e que fomos mais injustiçados, e por isso nossos erros são completamente compreensíveis.

E o problema aqui é que essa postura vai exatamente contra o que a Palavra nos diz:

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:3-4)

Pode até não ser consciente e intencional, mas quando olhamos para o erro do outro, estamos nos colocando numa posição superior. Se nos considerarmos inferiores ao outro, muito provavelmente numa situação de desentendimento, será mais fácil partir da ideia de que estamos errados e o outro está certo.

Talvez estejamos sendo mais injustos e menos injustiçados do que imaginamos.

Sobre o autor

Eliane Gomes

Eliane Gomes

Eliane Gomes é esposa, cristã e trabalhadora. Gosta de fazer muitas coisas em seu tempo livre, escrever é uma delas.

Deixe um comentário