Versículo

E se o povo de Israel não tivesse se desviado?

André
Escrito por André

“Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;” (Romanos 3:9)

Paulo questiona seus leitores se o povo judeu, os escolhidos por Deus como Seu povo, tem alguma vantagem sobre os outros povos. A conclusão dele é que não, pois todos nós, judeus e não judeus, estamos encerrados debaixo do pecado.

Porém, talvez sua resposta pudesse ser outra se o povo judeu tivesse recebido as verdades que a eles foram reveladas desde Moisés. Imagine que os judeus, no deserto, não tivessem murmurado, tivessem seguido os preceitos de Deus e não tivessem se entregado à idolatria. Veja, eles não seriam santos, a lei ainda exaltaria o pecado neles e deixaria clara a necessidade que todos nós temos de Cristo. Só estou colocando uma possibilidade onde os israelitas não se desviassem de Deus como fizeram.

Se as revelações que foram dadas a Eles tivessem sido seguidas com mais cuidado e empenho, talvez a resposta de Paulo fosse outra. Talvez ele diria: “Sim, temos vantagem, pois a nós foi revelada a verdade de Deus antes dos outros povos e, assim, pudemos desfrutar de Seu amor desde que fomos escolhidos. Hoje a mesma oferta é feita para todos os povos através de Jesus.”.

Mas não foi isso o que aconteceu, não é mesmo?

O povo de Deus, apesar de ter ouvido tantas verdades e experimentado tantos milagres, desviou-se e voltou, diversas vezes, para seus maus caminhos.

Será que nós não fazemos o mesmo? O que você tem feito com as verdades que lhe foram mostradas? Quanto sua vida tem mudada por conta daquilo que Deus tem te falado?

Que esta seja a nossa reflexão de hoje e que nós possamos aproveitar cada verdade de Deus para mudar nossas vidas.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário