Versículo

A desagradável permissão de Deus

O chamado de Deus
André
Escrito por André

“Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza e por quatro, não sustarei o castigo, porque levaram em cativeiro todo o povo, para o entregarem a Edom.” (Amós 1:6)

Às vezes as pessoas me perguntam: “onde fica a vontade de Deus quando acontecem as piores mazelas do mundo?”. Esta assunto é complexo e não pode ser resumido a um exemplo.

Porém, na variedade de situações, conseguimos aprender algumas coisas. Vou usar como exemplo o versículo seis do primeiro capítulo de Amós. Veja que esta é apenas uma situação, de tantas que precisamos analisar para entender o assunto.

Deus não concordou quando os filisteus levaram o povo de Damasco em cativeiro até Edom (2 Reis 16:9). Esta não era a vontade do Pai para os seus filhos, porém Ele permitiu que acontecesse.

Temos a certeza de que este não era o desejo de Deus por diversos motivos. Um deles é por Deus castigar os filisteus por isso, se fosse a vontade de Deus que o povo fosse cativo, Ele não castigaria os opressores.

Muitas das coisas pelas quais passamos não são a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Muitas coisas são apenas a permissão de Deus.

Entender os motivos pelos quais Deus permite que coisas ruins aconteçam é assunto para outro post. Hoje quero apenas diferenciar o que é a vontade de Deus, do que é a permissão de Deus.

Pense sobre isso.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

6 Comentários

  • Parabéns Pelo post irmão!
    Entender a diferença entre vontade e permissão de Deus é o primeiro passo para entender o amor incondicional de Deus por nós!

    • Olá Rodrigo, obrigado mais uma vez pelo comentário.

      Fico muito grato por você sempre comentar os posts. Continue participando, ok?

      Deus abençoe sua vida.

    • Olá Rita, obrigado pelo comentário.

      Esta pergunta não tem uma resposta única, recomendo que leia o post “Deus castiga?“, que tenta explicar um pouco sobre o motivo de algumas coisas ruins acontecerem.

      Devemos nos lembrar que Ele é Deus e, se permite que algumas coisas ruins aconteçam, certamente sabe o que está fazendo.

      Deus abençoe sua vida.

  • Paz meus irmãos,
    André, posso compartilhar mais um comentário!? rsrsrsr

    Mateus 7:11
    Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

    [..]
    Hoje sou pai de uma filha de quase 7 meses… chegará um período que minha filha começará descobrir e querer experimentar certas descobertas (curiosidades dos seres humanos). Porem, muitas delas, ou melhor todas elas eu falarei, ensinarei, instruirei, orientarei a minha filha que NÃO pode, que é perigoso, que pode machucar, que o papai não quer e não se agradará que ela faça isso..! *quero usar como exemplo uma caixinha de fósforo*

    Mas depois de todas as minhas orientações… mesmo assim minha filha quer brincar com os fósforo! Ela quer experimentar essas novas descobertas, que o seu pai tinha proibido. Como já sabemos quem brinca com fogo “fósforo” pode queimar de leve a ponta dos dedinhos.

    Eu porem como pai zeloso e protetor, estava o tempo todo observando a minha filha sem que ela percebesse. Decidi NÃO intervi quando percebi que o palito de fósforo estava queimado e se aproximando de seus dedinhos, “ESTA NÃO ERA A MINHA VONTADE” más eu PERMITIR para que a minha filha lembrasse de todas as “50 vezes” que eu tinha orientado que não pode brincar com os fogo “fósforos”.

    Assim pelas experiências negativas e frustradoras minha filha vai pensar várias vezes antes de fazer algo que eu não tenha a minha aprovação…

    … Se nos consideramos filhos de Deus, acha que pode ser diferente com você em relação a Vontade e a Permissão de Pai! “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

    Deus os abençoe poderosamente, que o Espírito Santo nos conceda revelação dessa simples ilustração.

Deixe um comentário