Versículo

Dependentes ou independentes?

Interdependentes
André
Escrito por André

Interdependentes

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” (Eclesiastes 4:9)

Eu sou uma pessoa com algumas características muito fortes. Sou normalmente sério e carrancudo, com cara de poucos amigos. Não sou muito sensível, e dificilmente me emociono ou saio da linha com algo que acontece. Não gosto de trabalhar sozinho, de fazer as coisas sozinho, acredito que o trabalho em grupo é muito mais recompensador e satisfatório do que o trabalho realizado por uma só pessoa. Entre outras idiossincrasias.

Sendo assim, fiquei muito feliz quando encontrei, no Corpo de Cristo (as pessoas da igreja, principalmente na qual congrego), um grupo que entende que a independência não faz parte da visão de Deus para o homem. Fico feliz em entender que dependemos uns dos outros e sozinhos, talvez, nem cumpramos o propósito que Ele tem para nossas vidas.

Então, o que quero dizer é: somos interdependentes. Você não anda sozinho, Deus colocou ao seu lado pessoas que devem andar com você. Você não precisa e não deve tomar algumas decisões ou ter algumas atitudes sozinho. Lembre-se sempre que o homem mais sábio que já andou por este mundão de meu Deus disse que “na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14b). Não devemos andar sozinhos.

Deus colocou sobre a sua vida pastores, líderes, bispos, apóstolos (chame como quiser, ou como sua congregação chamar), pais espirituais, anciãos, diáconos, presbíteros, amigos mais experientes, para que você não ande sozinho. Para que você não carregue sozinho alguns fardos.

Por isso, divida a sua vida com estas pessoas, sempre tomando o cuidado de fazer isso com as pessoas corretas, e não com qualquer um. Infelizmente ainda vejo algumas pessoas que não entendem o valor de uma pessoa que Deus colocou sobre as suas vidas e acabam se aconselhando com qualquer um, dividindo a sua vida com as pessoas erradas, esquecendo-se do que está escrito: “Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Provérbios 24:6). Estes conselhos prudentes, não vem de pessoas imprudentes, mas de pessoas escolhidas especialmente por Deus para sua vida.

No Corpo de Cristo não existe independência, não existe aquele que governa sozinho a própria vida. Somos interdenpendentes, sempre totalmente dependentes de Deus para todas as coisas.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.