Versículo

Bem-aventurados os misericordiosos

Lei da semeadura
André
Escrito por André

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mateus 5:7)

O novo testamento nos ensina sobre a lei da semeadura: “aquilo que o homem plantar, isso ele vai colher.”. Aqui vemos uma derivação dessa regra, logo, se quisermos receber misericórdia, temos que ser misericordiosos.

Aqui Jesus está falando sobre a maneira como tratamos nossos irmãos, aqueles que ficaram em dívida conosco e também aqueles que sofrem. Hoje quero focar no primeiro aspecto da palavra: aqueles que tem uma dívida conosco.

A dívida que nos faz credores para outras pessoas não é necessariamente financeira. Podemos adotar uma postura de credores, cobrando amor, cuidado, provisão e tantas outras coisas. Podemos cobrar carinho do nosso cônjuge, amor de nossos filhos, cuidado de nossos pais ou até mesmos coisas mais simples, como uma ligação de um amigo.

Podemos ainda nos considerar como eternos devedores a todas as pessoas. Desta maneira entendemos que ninguém nos deve nada, pelo contrário, independente das circunstâncias somos nós quem devemos a todos. Alguém que assume essa posição, jamais se considerará um credor. Essa pessoa certamente alcançará misericórdia.

Agora, o que você deve pensar é o seguinte: quem é a pessoa de quem você tem mais cobrado as coisas? Será que tem deixado de agir com misericórdia com aqueles que te devem?

Outro ponto, mais importante ainda, para você refletir: quem é que te deve alguma coisa, se você não tem nada?

Só é possível ser verdadeiramente misericordioso quando entendemos que não temos outra opção, uma vez que não temos nada.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário