Versículo

Amar o teu próximo como a ti mesmo

Amar o teu próximo como a ti mesmo
André
Escrito por André

O versículo da bíblia onde a está a frase “amar o teu próximo como a ti mesmo”, está em Mateus 22:39:

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Hoje eu estava conversando com um conhecido quando lembrei-me do texto que cada um de nós deve amar o teu próximo como a ti mesmo. Nós falávamos sobre as diferenças que existem entre algumas igrejas.

O que acontece é que existem muitas igrejas diferentes, com estilos e detalhes diferentes. Porém, existem duas regras básicas, que resumem tudo e que não podemos nos esquecer:

  • Amar a Deus acima de todas as coisas
  • Amar o teu próximo como a ti mesmo

Podemos ter estilos diferentes, nomes diferentes, pastores ou padres, pastoras ou missionárias, tanto faz. Desde que não nos esqueçamos destes dois mandamentos e vivamos os dois de maneira completa.

Amar a Deus acima de todas as coisas

“E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: ‘Mestre, qual é o grande mandamento na lei?’. E Jesus disse-lhe: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.’.” (Mateus 22:35-37)

Apesar de ser um texto simples, este primeiro mandamento de Jesus é muito profundo. Você já parou para pensar o que significa “amar da Deus acima de todas as coisas”?

Eu não quero ficar me alongando nesse assunto, por isso gostaria que você deixasse o seu comentário aqui embaixo sobre o que você acredita que isso significa. Conforme todos forem comentando, vou atualizar o post com o que vocês falaram.

Amar o teu próximo como a ti mesmo

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:39,40)

Este é outro texto muito simples, a única coisa que Jesus está falando é que cada um de nós tem que “amar o teu próximo como a ti mesmo”. Entretanto, este é mais um versículo muito complexo de ser completamente absorvido.

Ele fala sobre diversas coisas: não julgar, cuidarmos das pessoas, sermos generosos, e muitas outras coisas que o Espírito Santo vai plantar no coração de cada um.

Mais uma vez peço que deixe seu comentário explicando o que você entende como “amar o teu próximo como a ti mesmo”.

Amar o teu próximo como a ti mesmo – diferentes versões

Existem diferentes traduções da bíblia para este texto. Algumas são exatamente iguais, outras são bem parecidas. O que importa é que todas significam a mesma coisa:

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39 – ACF)

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39 – AA)

“E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.” (Mateus 22:39 – NVI)

“O segundo é parecido: ‘Amarás o teu semelhante como te amas a ti próprio.” (Mateus 22:39 – O livro)

Não se esqueça, não deixe de nos acompanhar também no Youtube.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário

Quer saber antes de todo mundo o que acontece no JC na Veia?
Assine nossa newsletter
Essa é uma lista exclusiva, poucas pessoas permanecem nela e oferecemos o melhor para nossos assinantes, conteúdo exclusivo e novidades em primeira mão.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
close-link