Versículo

A palavra de lamentação de Amós

Espelho quebrado com mulher refletida
André
Escrito por André

“Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós, ó casa de Israel” (Amós 5:1)

Uma parte da profecia de Amós a respeito de Israel começa desta maneira: “Ouvi esta palavra que levanto como lamentação sobre vós” (grifo do autor). Quando leio isso entendo que falar aquelas duras verdades para o povo não era um prazer para o profeta. Era um dever, mas não lhe alegrava.

Sou um gestor de pessoas e, sinceramente, é muito melhor falar algo bom sobre elas do que apontar alguma área a melhorar. Creio que Amós, naquele momento, tinha um sentimento similar, por isso talvez tenha falado sobre ser uma palavra de “lamentação”.

Seria muito mais prazeroso para ele trazer uma palavra de consolo, de alegria ou de benção, mas não era aquilo que Deus estava pedindo.

O fato é que Deus criou o homem e, conforme desejamos nos aproximar, Ele vai nos mostrando pouco a pouco o quão imperfeito somos. Deus coloca um espelho na nossa frente para que possamos ver o quão sujos estamos e o quão inadequado somos.

Ele faz isso com a finalidade de evoluirmos, de nos limparmos, nos santificarmos e, aí sim, vivermos uma vida completa. Uma vida plena e cheia de alegria.

Por mais duro que possa ser, é melhor encararmos a realidade da podridão de nosso caráter do que viver na ilusão de que somos perfeitos. Isso vai nos levar mais próximos de Deus, o contrário será religião vazia.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário