Versículo

Não é fácil dar a outra face

Versículos sobre comunhão com Deus
André
Escrito por André

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;” (Mateus 5:39)

Enquanto o costume da época era de entender a lei do “olho por olho e dente por dente”, onde se pagava o mal com o mal, na mesma medida, Jesus vem e nos ensina sobre o amor. Ele quebra o que era o costume, desafia o senso comum e mostra que só o amor ao próximo satisfaria a vontade de Deus.

Qual é o nosso costume hoje? A maioria de nós foi ensinada muito mais pelo código do “pagar na mesma moeda” do que na lei do amor. Apesar das palavras de Cristo, aprendemos a nos proteger daqueles que querem nos fazer o mal e dar o troco sempre que possível. Continuamos focando em nosso instinto de sobrevivência, seja na escola para ser aceito, no mundo corporativo para estar no topo e até mesmo na igreja, para ver quem tem mais unção, quem cresce mais rápido ou ganha mais aplausos.

Infelizmente o ensinamento cristão mais simples: amar ao teu próximo, ainda não é uma realidade em muitos de nós, principalmente quando falamos daqueles que nos fazem mal.

Pense na última pessoa que te fez algo de ruim, que te deixou uma marca negativa, e responda sinceramente: Você daria a outra face para ela? Deixaria que ela tivesse a oportunidade de lhe ferir novamente?

Com a resposta que você deu, ore pela pessoa e por você. Pratique isso constantemente até se tornar um hábito.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

2 Comentários

  • Não acredito que seja isso que a bíblia esteja dizendo. E sim que em nós não deve habitar esse mal que nos foi feito, guardar o nosso coração do rancor, não desejar o mal a pessoa que lhe feriu, seguindo o impulso de ferí-la imediatamente, mas sim temos o direito de dizer a ela o que fez, dando-lhe a oportunidade de mudar. E não temos que ficar recebendo agressões físicas e verbais, isso faz mal pra nossa auto-estima, Deus não iria nos dizer pra ficar nessa situação. Então devemos refletir mais sobre o que a palavra quer dizer, pois senão Deus seria contraditório e Ele não é. Só uma reflexão. O que acha? Não estou falando isso te julgando, só olhando de outro ponto de vista.

    • Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

      Perdão se não consegui me fazer entender. Não quero dizer que você deve aceitar uma agressão física, por exemplo, e simplesmente viver com isso. Agressão física é crime.

      O que quis dizer é que nosso impulso de “pagar na mesma moeda”, não é cristão. O que você escreveu, na minha opinião, está bem alinhado com o post. Não podemos pagar na mesma moeda, isso não significa que precisamos ficar vivendo qualquer tipo de agressão de maneira recorrente.

      Estava conversando sobre isso com outras pessoas essa semana e estou até pensando em gravar um vídeo sobre isso.

      Valeu.

Deixe um comentário