Música

Sobre a música cristã atual

André
Escrito por André

Habilitando modo mimimi.

Eu ouço música cristã, falo sobre ela aqui no blog, mas preciso admitir que algumas coisas me incomodam. A primeira coisa que me incomodou foi o fato de estarmos nos aproximando cada vez mais do padrão de música do mundo. Ok, isso começou muito antes na música cristã americana, com o jeito de se vestir dos cantores, a maneira como se comportam nas apresentações e tudo o mais.

Após isso, falando sobre a música cristã nacional, incomodou-me a quantidade de traduções que fazemos, ignorando a nossa criatividade e a maneira como Deus pode nos direcionar a criar canções para o Seu louvor e para a Sua glória.

Incomoda-me ainda a utilização da palavra “gospel”. Escrevi o texto que acabei de citar há cinco anos atrás, e as coisas não melhoraram.

Fico inquieto com a quantidade de “shows gospel” que temos e a quantidade de investimento necessária para fazer o evento. Não posso julgar ninguém e nem este é o meu papel mas, na minha opinião, é estranho.

Una a tudo isso o fato das letras das nossas músicas serem um tanto quanto estranhas. Não demorei para encontrar um exemplo onde, retirando apenas meio verso de uma música dita cristã, ela se tornaria outra coisa completamente diferente. Veja, foi necessário apenas excluir meio verso de uma música inteira para que ela se tornasse outra coisa.

“Ahhh André, mas você está sendo injusto!”. Talvez sim. Porém pare para pensar nos porquês das músicas atuais serem assim. Una a este pensamento a entrada de grandes gravadoras no “mundo gospel” e o fato delas não estarem fazendo caridade. Estas gravadoras querem lucros.

Dá pra misturar tudo isso e ter algo bom no final? Acho difícil.

Valeu e desculpe pelo mimimi.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário

Quer saber antes de todo mundo o que acontece no JC na Veia?
Assine nossa newsletter
Essa é uma lista exclusiva, poucas pessoas permanecem nela e oferecemos o melhor para nossos assinantes, conteúdo exclusivo e novidades em primeira mão.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
close-link