Ministração

Texto base: Gênesis 18 e 19

Mensagem principal: quando o Senhor nos chama precisamos obedecer, agir rápido e honrá-lo.

Para você refletir

Em alguns momentos de nossa jornada com Deus, o Senhor vai nos pedir para fazer algo. Talvez Ele fale diretamente conosco, talvez Ele usa a Palavra para fazê-lo ou até mesmo alguma outra pessoa. A nossa reação nesses momentos vai falar muito sobre qual será o resultado gerado.

Ao analisar como Sara, Abaraão, Ló e sua esposa reagiram, podemos aprender bastante e trazer algumas aplicações práticas para nossas vidas. Os textos que vamos utilizar para compreender estes exemplos encontram-se todos nos capítulos 18 e 19 do livro de Gênesis.

Atitude da mulher de Ló

Uma das passagens mais conhecidas da Palavra é a aquela onde a mulher de Ló se transforma em uma estátua de sal. O caso é que Deus havia enviado anjos para livrarem Ló e sua família da destruição de Sodoma e Gomorra. Os anjos haviam sido muito claros ao dizerem que eles não deveriam sequer olhar para trás. Mas a mulher de Ló não obedeceu:

“Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.”

Gênesis 19:24-26

O ponto aqui é que não devemos desobedecer quando o Senhor nos pedir algo. A obediência a Deus é algo que deve estar presente em nossas vidas em todo o tempo.

Algumas perguntas simples que podem nos fazer refletir são:

  • O que Deus têm te pedido de maneira pessoal?
  • O que Deus está te pedindo para fazer através da Palavra?
  • O que Deus está te pedindo através de outras pessoas?

Atitude de Sara

Quando Deus promete um filho para Abraão e sua esposa, lemos o seguinte:

“E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?”

Gênesis 18:10-12

O que vemos aqui é a dúvida que não deve estar presente em nossas vidas. Quando Deus diz que vai fazer algo, temos apenas que crer e confiar. Quando Jesus diz que vai voltar, temos apenas que crer e confiar. Quando Deus fala algo para você de maneira pessoal, creia e confie.

A presença dúvida da ação de Deus é a evidência da necessidade de fortalecimento da fé. Se você tem dúvidas, peça que Deus aumente a sua fé!

  • O que Deus lhe disse que vai fazer?
  • O que a Palavra lhe ensina que Deus vai fazer?

Atitude de Ló

Voltando ao exemplo de Ló, quando os anjos aparecem para ele, pedindo que ele leve sua família para fora da cidade, lemos o seguinte:

“E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.”

Gênesis 19:15,16

Note que Ló, além de ter passado a noite ainda na cidade, ao amanhecer, continuava se demorando para deixar tudo para trás.

Algo que precisamos aprender aqui é: se Deus já ordenou, faça logo.

Não fique vacilando entre um pensamento e outro, não se preocupe com o restante, apenas obedeça a Deus e obedeça rapidamente. Quanto mais o tempo passa sem que obedeçamos, maior é a chance de não fazermos aquilo que Deus nos mandou fazer.

Se Deus te pediu para servir na igreja? Sirva agora. Se o Espírito Santo lhe pediu para ajudar alguém, ajude agora. Se você está sendo direcionado a falar de Cristo para alguém, fale agora.

Atitude de Abraão

Ao receber o Senhor em sua casa, Abraão nos mostra o padrão:

“Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.”

Gênesis 18:1-7

Note que, antes de mais nada, Abraão honrou a presença do Senhor, entregando-lhe do melhor que ele tinha. Ofereceu-lhes água para os pés, lugar para descanso e pão para alimento. Quando aqueles homens aceitaram a oferta, Abraão foi além, preparando um bolo e assando uma vitela.

Não apenas honrou a presença do Senhor, como fez mais do que havia planejado.

Além disso, note o uso das palavras “correu” e “apressou-se”. Abraão não pensou duas vezes antes de servir da melhor maneira possível, pelo contrário, o fez de maneira rápida, como quem tenta garantir que será útil para a pessoa e causar uma boa impressão.

Abraão fez rápido e honrou aqueles que Deus havia enviado para falar com Ele. Esta atitude de Abraão é o nosso exemplo de conduta.

As perguntas que ficam para nós aqui são:

  • Em quais momentos você deixou de ter a atitude de Abraão?
  • Quando poderia ter feito algo além, mas ficou apenas no básico?
  • Como você poderia honrar a presença do Senhor? O que é mais urgente que isso em sua vida?

Tópicos para abordar

  • Introdução
  • Leitura dos dois capítulos
  • A atitude da mulher de Ló
  • A atitude de Sara
  • A atitude de Ló
  • A atitude de Abraão
  • Apelo

Perguntas para fazer

Veja as perguntas que deixei durante os tópicos desta ministração. Elas já são um ótimo ponto de partida para a sua conversa com a célula!

Deixe um comentário