Homem sentado na floresta com a bíblia

Glória na tribulação

Texto base: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3‭-‬5)

Mensagem principal: Devemos encarar os desafios sabendo que Deus nos fortalece

Para você refletir

Você já percebeu que, quando falamos das dificuldades da vida, existem dois tipos de pessoas? Existem aquelas que na dificuldade, ou após ela, desistem e aquelas que persistem, que aprendem e se preparam para a próxima.

Quando Paulo fala, em sua carta aos Romanos, que devemos nos gloriar mas tribulações, estava nos ensinando a sermos daquelas pessoas que não desistem.

Precisamos, como cristãos, aprender que Deus usa a tribulação para moldar nosso caráter, preparar nosso coração e fortalecer a nossa fé.

Veja, por exemplo, a situação pela qual o próprio Paulo passou: preso, torturado sem motivo e contra a lei (Atos 16), numa situação que não era agradável, ele não se abalou e continuou firme na fé. Essa situação permitiu que ele se tornasse mais preparado para os problemas e dificuldades que enfrentaria no futuro.

Jó passou por todo o tipo de perda imaginável e pôde dizer ao final que aprendeu com tudo isso, pedindo que o SENHOR o ensinasse ainda mais (Jó 42). Quem de nós passaria pela tribulação que ele passou com a certeza de que isso produziria, ao final de tudo, esperança?

A tribulação produz paciência, nos ensina a esperar no SENHOR. A paciência fortalece e reforça a nossa esperança, que nos leva a uma vida sem confusão, esperando tudo em Deus.

Teremos desafios em nossas vidas, precisamos encará-los sabendo que nossa força vem de Deus. E não existe desafio que resista ao SENHOR.

Tópicos para abordar

  1. Texto principal
  2. Todos temos tribulações
  3. Exemplos de Paulo e Jó
  4. O caminho até a esperança
  5. Nossa força vem do SENHOR

Perguntas para compartilhar

  • Quais são os desafios que você têm enfrentado hoje?
  • Como já vi a mão de Deus te fortalecer no passado?
  • Como você relaciona estas duas coisas?

Deixe um comentário