Ministração

Gente é bicho complicado de entender

André
Escrito por André

Texto base: “Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.”
(Atos 15:38‭-‬39)

Mensagem principal: somos devedores de amor e não cobradores.

Para você refletir

Você já percebeu como nós somos pessoas complicadas? Posso falar por mim mesmo: eu sou uma pessoa implicante, cheia de manias e metódica. Isso é só uma parte do quão complicado eu sou.

Tenho certeza de que isso não é só comigo, todos nós temos nossas características que são menos populares.

Dessa forma, às vezes, podemos acabar desagradando uma pessoa ou outra, apesar de não pensarmos muito sobre isso. É muito mais comum notarmos como os outros nos desagradaram ou fizeram algo que não gostamos.

Esse tipo de desentendimento menor é comum em qualquer ambiente de relacionamento interpessoal. Paulo não escapou disso:

“Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.” (Atos 15:38‭-‬39)

Este é apenas um exemplo, de tantos que temos na Palavra. Paulo, Abraão, Pedro e muitos outros passaram por esse tipo de dificuldade no relacionamento com outras pessoas.

O que quero dizer é que isso também vai acontecer no nosso contexto, como igreja. Se você imagina que vai entrar numa igreja e não vai ser desagradado, você está se iludindo.

A igreja é uma comunidade de pessoas, cada uma com suas manias e jeito de ser. Não é possível, por mais que nos amemos uns aos outros, que não sejamos desagradados, talvez até com certa frequência.

Além disso, o mais importante que devemos ter em mente, é que nós também vamos entristecer e desagradar algumas pessoas. O nosso jeito, as nossas manias, a maneira como falamos ou reagimos, tudo isso pode ser um motivo para não atrasarmos aos outros.

Por isso é importante entendermos que devemos amar as pessoas, mesmo que elas façam algo que nós não gostamos. Devemos ser devedores de amor e nunca aqueles que ficam cobrando o amor dos outros.

Se adotamos uma postura de cobrar que os outros nos amem, nos agradem ou qualquer coisa do tipo, certamente nos decepcionaremos e não faremos parte do corpo de Cristo integralmente.

Fazemos isso sempre que reclamamos da postura alheia, que alguém não nos deu atenção, falou de uma maneira que não gostamos ou algo do tipo.

Se você quer permanecer firme em Deus, seja um devedor de amor.

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13:8)

Tópicos para abordar

  1. Pessoas são complicadas
  2. O exemplo de Paulo – Texto base
  3. Pessoas que cobram amor
  4. Devemos ser pessoas que devem amor
  5. Perguntas

Perguntas para fazer

  • Qual tem sido sua posição: devedor ou credor?
  • Como você pode amar mais as pessoas à sua volta
  • Fora daqui, o que os outros fizeram que já lhe desagradou? Cuidado para essa pergunta não criar uma contenda na célula. Se achar que não deve fazer, não a faça.

Textos relacionados

  • Atos 15:36-41
  • Gálatas 2:11-16
  • Marcos 10:35-41
  • Romanos 13:8

Confira também

Gostou desse esboço de ministração para célula?

Então que tal se inscrever em nosso canal no youtube ou nos seguir no instagram? É uma boa forma de mostrar que você curtiu!

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário

Quer saber antes de todo mundo o que acontece no JC na Veia?
Assine nossa newsletter
Essa é uma lista exclusiva, poucas pessoas permanecem nela e oferecemos o melhor para nossos assinantes, conteúdo exclusivo e novidades em primeira mão.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
close-link