Ministração

Entrar no Reino de Deus

Bíblia e óculos
André
Escrito por André

Fala galera, hoje trago para vocês uma ministração para célula sobre entrar no Reino de Deus. A ideia dessa ministração é trazer clareza para as pessoas de que a nossa salvação é pela graça e que, ao mesmo tempo, isso não significa que não teremos trabalho a fazer.

Como sempre falo aqui em nossas ministrações para célula, antes de levar essa palavra, reflita se ela está alinhada com o que sua igreja prega, ore e peça direção do Espírito Santo.

Ministração para célula sobre entrar no reino de Deus

Texto base: “confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.” (Atos 14:22)

Mensagem principal: A salvação é pela graça. Isso não significa que não precisamos fazer nada.

Tópicos para abordar

  • Texto base
  • O que é ser salvo pela graça
  • Fomos salvos com um propósito (Efésios 2:10)
  • Além das obras, temos tribulações (Atos 14:22)
  • Resumir a mensagem
  • Fazer as perguntas

Perguntas para compartilhar

  1. O que você entende sobre ser salvo pela graça?
  2. O que você pensa sobre a necessidade que temos de fazer algumas obras?
  3. Se somos salvos pela graça, por qual motivo passamos por tribulações?
  4. Quais são as tribulações que têm aperfeiçoado você?
  5. Qual é o trabalho que Deus deseja que você faça?

Para você refletir

A palavra de Deus nos diz que somos salvos pela graça:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8‭-‬9)

Isso significa que, sem que mereçamos fomos salvos por Cristo na cruz. Significa também que nossa salvação não vem de nada que possamos fazer, não são as nossas obras que fazem com que sejamos salvos.

Ao mesmo tempo lemos na palavra, no versículo seguinte:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)

Isso significa que, mesmo que sejamos salvos pela graça e que nada do que façamos pode acrescentar algo para a nossa salvação, fomos salvos com o propósito de fazermos algumas boas obras. A salvação não é um fim, ainda existem coisas que precisamos fazer.

O mesmo Paulo também viveu o seguinte:

“confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.” (Atos 14:22)

O apóstolo passa por três cidades levando essa mensagem após ser apedrejado pelos judeus. Ele anunciava que através de muitas tribulações devemos entrar no Reino de Deus.

Como tudo isso se relaciona com o que lemos anteriormente, que diz que a nossa salvação não é pelas obras?

Quando relaciono estes textos, e tantos outros que falam as mesmas coisas, vejo que, apesar de não precisarmos de obras para sermos salvos, teremos que passar por muitas coisas, e fazer muitas outras, para entrarmos no Reino como Deus planejou.

Poderíamos simplesmente entrar no reino da maneira como fomos salvos. Porém sabemos que o Pai nos corrige, nos molda e nos aperfeiçoa para que sejamos como Ele deseja que sejamos, para que façamos o que Ele deseja que façamos.

Por isso, precisaremos passar por tribulações e precisaremos trabalhar muito para entrar no Reino.

Por fim, deixo o seguinte texto:

“porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” (Filipenses 2:13‭-‬16)

Paulo mais uma vez resume: Deus é quem faz todas as coisas para sermos aperfeiçoados. Assim, não será vã a nossa correria e trabalho.

Quais são as tribulações que têm aperfeiçoado você? Qual é o trabalho que Deus deseja que você faça?

Para saber mais

Você sabia que em nosso canal do YouTube você pode ter muitas outras inspirações para suas ministrações na célula? Que tal se inscrever em nosso canal?

Está precisando de ideias de quebra-gelos? Veja esse vídeo:

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário