Vigiai em todo o tempo

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” (Mateus 24:42)

Muitas pessoas utilizam esse versículo para apoiarem o pensamento de que quando Jesus voltar, se você estiver pecando naquele exato momento, você será condenado eternamente. Será que esse é o entendimento mais correto?

Para expor minha opinião, gostaria de trazer o que alguns versículos mais à frente dizem:

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: o meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 24:45-51)

Olhando para a bíblia como um todo e para os textos mais próximos deste versículo de hoje, percebo que não se trata do caso de ser pego em um pecado específico, no exato momento em que Cristo voltar para nos buscar. Na verdade trata-se de uma mentalidade incorreta, que pensa o seguinte: “Já que Jesus vai demorar para voltar, posso viver uma vida de pecados e carnalidade, pois meu julgamento está distante”.

Esse pensamento é que traz a condenação, e não um pecado específico no momento que Ele voltar. Posso estar completamente errado, então peço perdão desde já, mas se a pessoa viveu em santidade durante toda a vida, mas escorregou bem naquele momento exato da volta de Cristo, será que ela será condenada? Acredito que não. O que deve ser levado em consideração é a intenção.

Agora, se ao ler esse post, você tem a intenção de cometer um “pecado ocasional”, cuidado, o pensamento continua errado, você só encontrou outra desculpa para pecar e desagradar a Deus.

O pensamento correto que devemos ter é o de que Deus é o nosso Senhor e salvador, precisamos viver para agradá-lo, para satisfazer a Sua vontade. Isso passa por levar uma vida santa e correta diante do nosso Rei.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário