Seja feita a sua vontade… Seja mesmo?

“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.

Mateus 7:13-14

A vontade de Deus é boa?

Óbvio que sim, como nos diz a própria palavra:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2

Sabendo que a vontade de Deus é o melhor para nós, então precisamos vivê-la. Mas é importantíssimo que aprendamos a viver essa vontade.

Geralmente associamos a vontade de Deus com bênçãos, bens materiais, uma vida confortável, isenta de aflições e dores. Mas não é bem assim que funciona.

Como lemos nos primeiros versículos que compartilhamos aqui, a porta que leva à salvação é estreita, é difícil passar por ela. Imagine-se literalmente andando por um túnel bem estreito, por quilômetros, como você chegaria no final, ou se chegaria..

Viver a vontade de Deus é agradável quando aprendemos a viver dentro dela, quando entendemos que Deus sabe de todas as coisas e tudo que Ele faz é para o nosso melhor.

O grande problema é que como Jesus nos disse, teremos aflições e momentos ruins, e sim, isso vai acontecer também dentro da vontade de Deus.

Por exemplo, se for da vontade de Deus que você fique desempregado, ou se for da vontade de Deus que você tenha uma perda em sua família, se for da vontade de Deus que você passe por uma crise em seu casamento para acertar algumas coisas…

Precisamos ser afiados, ser moldados ao caráter de Cristo. Quando chegamos a Ele, estamos banhados em pecado e vícios mundanos, sujos e cheios de pesos em nossos corações. Por isso precisamos ser limpos. Esse processo de limpeza por vezes pode doer, pode exigir muito, nos causar dor ou algum sofrimento. Mesmo dentro da vontade de Deus.

Muitas pessoas abandonam a fé pois pedem que a vontade de Deus seja feita e, quando é feita, a pessoa não aguenta, não entende, não enxerga as coisas que Deus está fazendo e simplesmente desiste.

Iremos passar por dificuldades? Sim:

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 16:33

Mas os planos de Deus são maiores e melhores do que os nossos?

Sim, veja o texto abaixo:

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o ­Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos”

Isaías 5:8-9

Por isso é fundamental entendermos a vontade de Deus, saber o porquê estamos passando por aquilo, ou somente ter a certeza que estamos dentro da vontade de Deus.

Se eu estou dentro dessa vontade, sim, pode ser que eu sofra, pode ser que tenha perdas, pode ser que seja difícil mas, no fim, eu sei que tudo faz parte de um plano muito maior. Sei que Deus sabe de todas as coisas e tem o melhor para mim. Assim esse processo começa a se tornar agradável, mesmo sendo difícil.

Deus é tão bom, que Ele também disponibiliza ferramentas, para que possamos passar por todo esse processo.

Primeira ferramenta, Ele próprio:

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”

Mateus 28:20

Segunda ferramenta, o Espirito Santo:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”

João 14:16-17

Terceira ferramenta, os irmãos:

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”

Provérbios 27:17

Agora, avalie sua vida, e tente responder essa pergunta: Eu estou vivendo a vontade de Deus?

A sua resposta a essa pergunta vai guiar todo o resto, vai fazer você olhar para a sua vida de uma maneira diferente e também vai te fazer entender os planos e os processos de Deus.

Entregue-se ao Senhor, e deixe que a sua vontade seja feita em sua vida. Pode ser que não seja fácil mas, com certeza, é o melhor para nós!

Deus abençoe!

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário