Mensagem

Perseverança

Esta semana eu estava orando com um amado irmão e ele falou sobre este tema que tanto me atrai: devemos perseverar. Esta é uma verdade que tenho fortemente comigo e que considero ser um dos maiores desafios da vida cristã.

A verdade é que eu já conhecia alguns textos que falavam sobre o assunto, mas ainda não havia me aprofundado na Palavra sobre o tema.

Assim que comecei a estudar, mesmo que rapidamente, vi quantas vezes Deus nos alerta a sermos perseverantes em todo o tempo. Por isso hoje, quero trazer apenas algumas passagens que falam sobre isso, mas, o tema geral é: não importa o momento em que você está de sua vida, não importa se é bom ou ruim, persevere nos caminhos do Senhor!

Começamos analisando um texto que fala sobre como Calebe conseguiu entrar e possuir a terra prometida a todo o povo de Israel. Devemos lembrar que, de toda a geração que saiu do Egito, apenas ele e Josué entraram na terra prometida.

A questão é que se queremos alcançar algo em Deus, se queremos viver realmente as promessas, precisamos perseverar:

“Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. ” (Números 14:24)

Como vamos viver uma vida plena, como vamos viver os planos de Deus para nossas vidas se não perseverarmos? O sonho de Deus para o povo de Israel, para a geração que foi tirada da escravidão no Egito era que eles possuíssem a terra prometida (Ex 6:2-8), mas eles não perseveraram no Senhor, eles resolveram fazer as coisas do jeito deles e perderam a chance.

Vemos Deus falando algo similar sobre o reinado de Salomão:

“Estabelecerei o seu reino para sempre, se ele perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como o faz no dia de hoje. ” (1 Crônicas 28:7)

Salomão teria um reinado constante, que seria propagado pelas suas gerações, se ele perseverasse em cumprir os mandamentos de Deus. Esta palavra, mesmo sendo específica para Salomão, não deixa de ser verdade para nossas vidas. Para realizarmos grandes coisas em Deus, precisamos perseverar.

Salomão passou por tempos difíceis, Calebe também, mas eles não deixaram de perseverar. Eles se decepcionaram com pessoas, talvez tenham se sentido traídos, mas não deixaram de olhar para Deus.

Quando olhamos para Jesus e o que ele disse, vemos que diversas vezes ele alertou seus discípulos sobre isso:

“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 10:22)

“Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mateus 24:13)

“Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.” (Lucas 21:19)

Meus amados, sei que muitas vezes na vida passamos por momentos difíceis. Sei também que passamos por muitos momentos de alegria. Em nenhum tempo podemos nos esquecer de que nossas vidas são dEle. Devemos perseverar em seguir a Deus. Quando estamos aborrecidos, quando as pessoas erram conosco, quando nos traem, quando mentem, quando pecamos, quando caímos, em todo tempo, devemos nos levantar, olhar para o Pai e segui-lo.

Se pararmos no caminho, se abandonarmos a jornada, o que será de nossas vidas?

Quero terminar o texto desta semana lembrando de um versículo que trouxe um tempo atrás:

“Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.” (Salmos 17:5)

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

2 Comentários

Deixe um comentário