Bíblia sobre a mesa, caneca

Obediência e unção

Hoje gostaria de tratar dois pontos básicos, mas super importantes para a nossa caminhada cristã. Vamos falar um pouco sobre obediência e unção.

Vamos começar com a unção: o que é unção?

Unção nada mais é do que uma capacitação sobrenatural vinda de Deus. Deus pode derramar durante nossa vida algumas unções, que servirão para o cumprimento do seu propósito.

Um exemplo bem simples para o nosso entendimento é a unção de evangelismo, que nos capacita a pregar e levar a palavra em diversos lugares e para diversas pessoas. Mesmo que você seja extremamente tímido ou tendo alguma outra dificuldade, no natural algo que parecia impossível, Deus vem e nos capacita.

Na bíblia temos um exemplo muito legal de unção, Davi e Golias.

“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu. Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? ” E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! ” E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”. Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo. Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou” ( 1 Samuel 17:38-50)

Lendo essa passagem podemos enxergar claramente a unção de Deus. Você acha que Davi, olhando pelo natural, tinha alguma chance contra Golias? Davi não tinha experiência nenhuma em gerras, não tinha nenhum armamento apropriado, era de menor estatura, com menos força física, seria um massacre.

Mas Deus derramou sua unção, capacitou Davi, e mesmo sem nenhuma dessas capacitações necessárias para a ocasião, ele derrotou o gigante.

Isso é um breve resumo sobre unção. E a obediência?

Obediência todos sabem o que significa, é seguir ordens, estar disposto a servir e fazer aquilo que lhe é solicitado.

Um exemplo muito bom sobre obediência, aliás, o melhor exemplo, é Jesus.

Vamos olhar essas duas passagens:

“Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.” (Hebreus 5:7)

“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. (Mateus 26:39)

Quem melhor do que Jesus para nos ensinar sobre obediência? Mesmo sofrendo horrores, mesmo sendo humilhado, ridicularizado, não deixou por nem um segundo de obedecer a vontade do Pai.

E ainda por cima lemos em Hebreus que Deus ouviu suas orações e súplicas pela sua constante obediência.

Mas enfim, o que uma coisa tem haver com a outra? e Por quê estamos falando sobre isso?

Ser obediente é o ponto inicial de uma caminhada com sucesso nos trilhos que Deus nos coloca, e em seguida temos que ter em mente sempre, que Deus irá nos capacitar, dentro desse trilho, para que possamos cumprir a sua vontade.

Se o propósito de Deus para sua vida for, por exemplo, o de evangelismo, primeiro Ele irá falar ao seu coração. Nesse momento precisamos obedecer e seguir a sua voz. Depois Ele irá nos capacitar, para que esse propósito seja cumprido. Mesmo com os desafios que aparecerem, não devemos temer, pois Ele nos capacita!

Por isso, medite nesses dois pontos, e aplique essas verdades na sua vida, seja obediente para que Deus te capacite com a sua unção, para que a vontade Dele seja cumprida!

Deus abençoe.


Comments

0 resposta para “Obediência e unção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *