Mulher orando com a bíblia

Moisés intercede pelo povo

O texto de Números 14:1-20 conta uma sobre o momento onde o povo de Israel se revolta, primeiramente, com Moisés e Arão sobre a sua situação no deserto. Eles cogitam levantar um outro líder para voltarem para o Egito.

Logo depois, o mesmo povo se revolta contra Josué e Calebe sobre a percepção deles em relação à terra prometida. Eles desejavam entrar e tomar a terra prometida, mas o povo de Israel estava com medo dos povos que lá habitavam. A revolta do povo de Israel com aqueles dois homens foi tanta que eles desejavam até mesmo apedrejá-los.

Então Deus intercede naquela situação fazendo com que a Sua glória aparecesse na tenda da congregação, interrompendo a contenda.

Deus explica então para Moisés e Arão o Seu plano: trazer uma peste que mataria todo o povo, menos os dois. Dali em diante eles se tornariam novamente um grande povo e entrariam na terra prometida.

Moisés então intercede pelo povo e pede que Deus os poupe deste juízo. Deus, em seu infinito amor, atende o pedido de Moisés e afirma que estava perdoando aquele povo.

O que aprendemos aqui?

Primeiramente aprendemos que Deus estava tirando o povo da escravidão, levando-os para uma nova vida, mas o povo, rebelde, não conseguia passar pelo processo da salvação. Parece com algo que passamos ainda hoje?

Muitas vezes somos nós, ou encontramos pessoas que não conseguem, não desejam passar pelo processo de santificação para viver com o Senhor, para receber as Suas promessas. Ainda hoje existem aqueles que, indo no caminho da salvação, desejam voltar a ser escravos.

Também aprendemos que o caminho até a terra prometida é cheio de dificuldades, cheio de provações. Precisamos ser firmes na nossa fé e ter a certeza de que a terra prometida vale muito mais do que as pelejas momentâneas que vamos enfrentar.

Por fim aprendemos que aqueles que realmente entendem todo o processo, enxergam com os olhos da fé e intercedem pelo povo quando estes falham. Este é o nosso principal papel hoje em dia.

Deus tem algo maravilhoso preparado para todos nós, estamos no caminho até a nossa terra prometida, o sofrimento momentâneo não pode nos fazer deixar de enxergar isso. Precisamos hoje escolher a nossa posição: os que se rebelam, ou os que vão interceder pelos que estão enfraquecendo.

E agora? O que eu faço?

Este é o momento de nós não perdermos de vista o que Deus tem preparado para cada um de nós aqui.

Por isso, meu apelo com essa pequena mensagem é: resgate em sua memória tudo o que Deus já lhe prometeu e decida qual será a sua posição.

Paz.

Deixe um comentário