Estudo de Provérbios 19

Nesse estudo de Provérbios 19 temos mais uma série de textos interessantes sobre diversos assuntos, como é a característica dos Provérbios de Salomão.

Dentre os diversos assuntos apresentados estão a insensatez, o uso da língua, a importância da sabedoria, alguns textos sobre casamento, preguiça, riqueza e os planos do homem, por exemplo.

De todos estes assuntos, algo que me chamou a atenção é como Salomão reitera que precisamos não apenas ouvir a instrução, mas praticá-la. Isso fica evidente no verso 27:

“Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.”

Provérbios 19:27

Este texto conversa direamente com o que vimos anteriormente:

“O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.”

Provérbios 10:17

O que Salomão diz é: quando ouvimos a instrução, que aqui eu vou trazer para o nosso contexto e dizer que é quando lemos a Palavra ou ouvimos uma ministração, por exemplo, devemos aplicar aquilo. Devemos ouvir a repreensão e praticar aquilo que estamos ouvindo, deixando de ignorar estas instruções.

Vemos Jesus falando sobre a mesma coisa:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

Mateus 7:24-27

Tiago também falou sobre o mesmo assunto:

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Tiago 1:22

Todas estas passagens nos ensinam a mesma coisa: não importa se você está recebendo a instrução através da Palavra, do Espírito Santo ou de alguém enviado de Deus para te ensinar algo: você deve ouvir e praticar! Enquanto estivermos recebendo a repreensão a ignorando, estaremos, nas palavras de Salomão, agindo de maneira tola.

Salomão ainda nos traz algo mais, dizendo:

“Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.”

Provérbios 19:20

Ele associa a sabedoria diretamente com o quanto temos recebido da correção. Aquele que é sábio ouve o conselho e recebe a correção. Ou seja: não existe verdadeira sabedoria para quem não recebe a correção!

O que eu quero te incentivar a refletir aqui é: quais têm sido os momentos em que você tem recebido algum tipo de correção ou de conselho e não tem atendido? Certamente todos nós fazemos isso e precisamos meditar sobre esse assunto, pois estamos agindo de maneira incorreta.

É mais comum olharmos para o lado e encontrarmos pessoas que não tem atendido ao que Deus lhes pede, do que olharmos para nós mesmos e encontrarmos nossas falhas, nossos erros.

Esse é meu pedido hoje: olhe para você e encontre onde você tem falhado nessa mensagem de Salomão para nossas vidas.

Paz.

Deixe um comentário