Bíblia virando página

Estudo de Provérbios 14

Lembre-se, de Provérbios 10 até o 22 nós veremos diversos conceitos da sabedoria de Salomão espalhados, que foram agrupados em capítulos da bíblia. Por isso que, ao ler um capítulo como esse, você pode não encontrar uma conexão entre um versículo e outro.

VÍDEO DO ESTUDO DE PROVÉRBIOS 14

Como falei em outro momento, ao ler estes probvérbios, eu quase consigo ver Salomão falando com seu filho ou para outras pessoas essas frases em momentos diferentes de sua vida.

Termos estes provérbios desconectados pode nos fazer um bem inimaginável: em um mesmo capítulo, podemos meditar por muitos dias e aprender conceitos que mudarão nossas vidas.

Pretendo provar este meu ponto utilizando 3 exemplos e pedindo que você medite comigo. Tente se lembrar de um momento onde você:

  • Achou que estava fazendo a coisa certa, não consultou o SENHOR e acabou descobrindo que aquilo não era bom para sua vida;
  • Acreditou em algo ou alguém que não deveria ter acreditado;
  • Foi impaciente com alguém;

Provavelmente foi fácil se lembrar de pelo menos um exemplo de cada uma dessas situações. Se você nunca viveu alguma delas, glória a Deus, porém se, como a maioria das pessoas, já passou por isso, reflita nesse provérbio:

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

Provérbios 14:12

É um versículo deste capítulo que não tem muita conexão com o restante, mas que nos ensina uma verdade poderosa: consulte ao SENHOR, coloque seus caminhos, decisões e problemas diante de Deus em oração. Seja guiada por Ele, não pela sua própria vontade ou pelos seus próprios pensamentos.

Vamos passar por outro provérbio:

“O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.”

Provérbios 14:15

Qual é a verdade que podemos extrair daqui? Cuidado com o que você ouve, naquilo que você acredita. Esteja atento a como as outras opiniões afetam a sua vida e fazem com que seu caráter e seus passos sejam mudados e moldados.

Isso é ainda mais importante em momentos como os que estamos vivendo, onde tantas e tantas notícias falsas se propagam.

Para não me alongar, quero ver um último texto:

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”

Provérbios 14:29

Aqui aprendemos que não devemos ceder à impaciência, mas sermos logânimos e bondosos com as pessoas. Este não é o único verso bíblico que fala sobre isso mas, mesmo que tivéssemos apenas este em toda a bíblia falando sobre paciência, deveríamos estar atentos a ele da mesma forma.

Note como eu dei 3 exemplos de coisas que a maioria de nós já fez, ou faz, e que poderiam ter sido evitadas ao estudarmos apenas três versículos de apenas um capítulo de apenas um livro da bíblia. Imagine o que acontecerá se você absorver verdadeiramente os conceitos de cada um destes versículos do capítulo 14 de Provérbios!

Meu desafio para você hoje é que você escolha um versículo deste capítulo de provérbios 14 que, se você tivesse realmente absorvido, teria evitado problemas ou atitudes erradas que teve. Quando fizer isso, deixe seu comentário falando qual é este versículo.

Paz.


Comments

6 respostas para “Estudo de Provérbios 14”

  1. Priscila

    Como teria me sido util se tivesse este conhecimento na minha adolescência. As 15 anos tive um relacionamento sem futuro , as 17 tive uma filha . Hoje minha filha que não quer nada com nada , não quer saber de trabalhar nem estudar , me maltrata verbalmente como se tudo de ruim q acontece com ela fosse só minha culpa. Antes tivesse esse conhecimento nas palavras do Pai .(Provérbios14:12) Define muito bem o resultado que tenho. Hoje tenho uma vida dedicada aos aprendizado de Deus cada dia que passa fico mais perto da sabedoria e tento aos poucos passar esse entendimento a minha filha .

    1. Continue aprendendo, se dedicando e em oração pela sua filha! Deus abençoe sua vida!

  2. Gilmara Santos

    Na minha vida já errei por não consultar a Deus , dar ouvidos a tudo e impaciência.
    Bendito o Senhor que não desistiu de mim e está a me moldar. Primeiro passo é deixar a Luz da Palavra mostrar nosso erro. Segundo arrependimento e confissão ao Senhor. Terceiro : no dia a dia não abrir mão da comunicação com o Espírito Santo, CoM SUA ajuda melhoramos cada dia .

  3. Mikael Silva Santos

    Provérbios 14:10: O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo de sua alegria.

    1. Glória a Deus! Deus abençoe sua vida!

  4. Andressa

    “A mulher sábia edifica a sua casa,
    mas com as próprias mãos
    a insensata derruba a sua”.(provérbios 14 versículo 1). Esse e o versículo com que tenho buscado a viver todos os dia da minha vida .E uma coisa que esta sendo trabalhado na minha vida dia a pôs dia. Pois muitas coisa na minha família teria sido invitado se realmente eu vivesse essas palavras de verdade ,não somente esse versículo mas toda Palavra de Deus e um manual para nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *