Mensagem

Esqueça suas limitações

‘’E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.’’ (2ª Samuel 4:4)

Mefibosete era filho de Jônatas, neto de Saul e fazia parte da aliança de Jônatas com o Rei Davi:

“Nem Tampouco cortarás a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi. Assim, fez Jônatas a aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.” (1ª Samuel 20:15–17)

Um dia o rei lembrou-se desta aliança, e mandou Ziba, um de seus servos, procurar sobre toda a cidade De Lo-Debar, que era uma cidade julgada esquecida por Deus naquele tempo, algum descendente de Saul. Ziba lembrou-se de Mefibosete, não pelo seu nome, mas sim pelos seus defeitos.

“ Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.” (2ª Samuel 9:2-3)

Muitas vezes olhamos muito para nossos defeitos e limitações. Esquecemos da nossa identidade com Cristo nos julgando inúteis para Deus. Mas lembre-se: Ele tem algo específico para cada filho, Ele escolhe os menos prováveis para mostrar que ele é Deus assim como fez com Mefibosete.

Refletindo sobre esta passagem percebo que por muitas vezes nos sentimos esquecidos por Deus, o grande Rei, pensamos que Ele nos abandonou (Quando, na realidade, nós abandonamos Ele), sendo que se lembrou de nós e nos libertou através da Aliança feita através de Jesus Cristo. Apesar de tudo o que aconteceu em nossas vidas – que nos criou certas limitações como Mefibosete -, Deus nos chama de volta ao lugar onde nunca deveríamos ter saído: em Sua doce e maravilhosa presença, com o sacrifício do Cordeiro.

Mas na vida de Mefibosete não foram as mil maravilhas, existiram provações. Seu servo Ziba o desonrou mentindo, forçou ao rei Davi entregar seu reinado a Ab-salão, o seu primogênito, e Mefibosete não estava feliz com tudo aquilo que havia acontecido. Como forma de protesto ele não se cuidou mais como antes, ele se manteve firme ao seu verdadeiro Rei (Davi):

“Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, disse-lhe o rei: Por que nãofoste comigo, Mefibosete? E disse ele: O rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo. Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos.” (2ª Samuel 19:24–27).

Apesar das circunstâncias, provações e limitações Mefibosete honrou seu rei.

Ele não se esqueceu daquele que o ‘’salvou’’.

E será que estamos com este mesmo coração?

Nas situações onde nossa fé é provada estamos nos lembrando daquEle que nos salvou ou estamos nos atentando a dificuldades e limitações?

 

Luis Felipe.

Sobre o autor

Luis Felipe

Luis Felipe

Luis Felipe é um cristão sério, fortemente ligado ao Ministério Verbo Vivo. Iniciou sua participação neste blog em 2013.

1 comentário

  • Ótimo eu ter lido isso, pois de fato muitas das vezes me percebo em meio a uma situação parecida, porém, ao meu ver sem saída, quando a saída de que tanto buscava já está em mim, que é Jesus Cristo. Por isso, preciso buscar cada dia mais e mais da sua palavra, para que eu possa crescer e amadurecer Nele, para quando provações vierem, eu poder me livrar delas facilmente. E a você Luís especialmente dizendo, Deus lhe confiou algo muito especial, dedique-se a isso inteiramente, pois, O Senhor irá lhe recompensar muito mais abundantemente além daquilo que você esperava, parabéns por seu incrível post e declaro bençãos sem medida sendo derramadas sobre sua preciosa vida.

    De seu grande admirador e amigo,

    Vitor.

Deixe um comentário