Guarde o seu coração

Do coração procedem os maus pensamentos

“Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” (Mateus 15:19)

Nosso coração, nossos pensamentos, nossas vontades são a fonte de diversos males que vivemos. Do nosso coração, conforme diz a Palavra, é que procedem muitos pecados. É por esse motivo que, em outra passagem, o sábio Salomão nos ensina:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

Isso deve nos levar a um importante reflexão: “como faço para guardar o meu coração?”.

Sinceramente não tenho uma resposta exata para dar, porém existem alguns princípios que são muito úteis aqui:

1. Envolva-se diariamente com a Palavra de Deus

Parece simples, mas através da Palavra aprendemos as verdades de Deus e retiramos as mentiras que o mundo colocou em nossos corações. Somente a Palavra de Deus deveria ser suficiente para que nosso coração ficasse guardado, porém, a maioria de nós não dá a devida atenção para ela.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1,2)

2. Não aceite aquilo que desagrada a Deus

Precisamos renovar as nossas mentes e jamais aceitar em nossas vidas aquilo que desagrada a Deus. Viver plenamente dentro da vontade de Deus é algo fundamental para guardarmos o nosso corações de contaminações que o mundo tenta plantar em nós.

Quando vivemos de maneira dissoluta, sem firmeza nos caminhos de Deus, ficamos divididos entre servir a Deus e servir ao mundo. Isso certamente prejudica as nossas vidas e contamina nossos corações.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

3. Saiba quem você é

Conhecer o que Deus diz a seu respeito é imprescindível. Apenas tendo plena consciência de quem somos é que podemos rejeitar tudo aquilo que não vem de Deus. Quando o desânimo bater ou quando formos tentados a caminhar em outros caminhos, nos lembraremos quem somos e o quão precioso é isso.

Sabermos, por exemplo, que somos filhos de Deus, que Ele nos ama incondicionalmente e que os nossos pecados são todos perdoados é algo que deve mudar as nossas vidas. Quando sabemos destas coisas, nenhuma oferta que o mundo possa fazer consegue ser suficientemente tentadora para nós.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12)

Reflita nestas verdades e guarde o seu coração.

Paz.


Comments

2 respostas para “Do coração procedem os maus pensamentos”

  1. Avatar de Edson
    Edson

    Boa noite A paz do Senhor.
    Eu estava lendo Mateus e fiz uma pesquisa para refletir sobre esse tema de que tudo procede do coração. O texto acima faz todo sentido e bem objetivo: relacionamento com Deus, renuncia ao mundo e nossa identidade no Reino. É uma luta diária, Deus nos fez com o livre arbítrio e mesmo que aceitamos o Senhor Jesus como nosso salvador, não estamos isentos dos sofrimentos e aflições desse mundo. É uma batalha constante nesta vida terrena, onde nossa fé é provada e somos tentados, ou escolhemos fazer o bem ou o mal.
    Obrigado pela mensagem. Deus te abençoe.
    Edson. Vila Velha ES.

    1. Glória a Deus! Amém.

      Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *