Mulher orando com a bíblia

Aquele que quiser ser o primeiro, sirva

A história de Abrão e Ló conta com algumas passagens muito interessantes. Uma delas é o momento da separação deles, onde Abrão pede que Ló escolhesse uma terra para onde ir.

Quando Ló ouve isso, temos o seguinte relato:

“E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor , como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro.” (Gênesis 13:10‭-‬11)

Ló escolhe a parte da terra que mais lhe parecia interessante e promissora, deixando para seu tio aquela porção que não parecia tão boa. Nesse momento, Abrão prova um princípio de Deus:

“Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo” (Mateus 20:26‭-‬27)

Abrão quando se coloca numa posição inferior, permitindo que seu sobrinho escolhesse primeiro, vive imediatamente a prova dessa verdade:

“E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre. E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.” (Gênesis 13:14‭-‬17)

O problema é que nenhum de nós quer ser deixado por último, ser o menos importante. Queremos escolher primeiro, pegar o melhor lugar, ser preferidos em relação aos outros. Vivemos como Ló, buscando aquilo que nos agrada ao invés de buscar aquilo que agrada ao nosso próximo.

O problema com esse estilo de vida é o que Ló experimentou um pouco depois: graves problemas na terra onde escolhera morar, passando por dificuldades que nenhum de nós desejaria passar.

Se quisermos, assim como Ló quis, ser os primeiros, seremos os últimos. Tenhamos um coração e constantes atitudes de servos.

Paz.

Deixe um comentário