Mensagem

A soberania da vontade de Deus

André
Escrito por André
Uns dias atrás caiu uma chuva forte aqui em São Paulo. O trânsito simplesmente parou, a energia elétrica caiu em vários pontos da cidade, o transporte público ficou caótico e a internet não funcionava. A cidade que nunca dorme, parou.

Tudo isso por causa de uma chuva.

Fiquei refletindo sobre como somos pequenos. Planejamos, construímos e organizamos as coisas da melhor forma que conseguimos e uma simples chuva acaba com tudo.

O meu pensamento foi do quão finitos somos em relação a Deus. Por mais que o homem planeje, que o homem faça, todo o poder continua nas mãos de Deus e, quando Ele quiser, em uma fração de segundo, tudo se acaba.

Somos totalmente submissos à vontade dEle e nada podemos fazer para fugir dela.

Porém, temos uma escolha a fazer: aceitarmos a vontade dEle, entendendo que é o melhor para nós, ou sermos rebeldes, “impondo” a nossa maneira de fazer as coisas.

Note o que aconteceu no dilúvio: a arca sendo construída detalhadamente e aos poucos. Apenas oito pessoas são salvas. Creio que, se mais pessoas tivessem entendido o que estava acontecendo e pedissem, com sinceridade, para entrar na arca, Deus o permitiria. Mas o ser humano se achou superior a Deus, inferiorizando Seu poder e não crendo que uma chuva poderia acabar com a humanidade.

“os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,” (1 Pedro 3:20)

A vontade de Deus para as nossas vidas é a melhor de todas, nossos planos não são nada. Quando entendemos isso, mesmo que venham chuvas e dilúvios, estaremos seguros e felizes em Deus.

Certo, mas o que isso significa? Tenho que aceitar tudo o que acontece em minha vida como sendo da vontade de Deus e pronto?

Não.

Isso significa que você precisa estar muito sensível ao Espírito Santo, precisa estar constantemente conectado a Deus para entender qual é a vontade dEle. Isso significa que você precisa considerá-lo em tudo o que faz, em tudo o que quiser para a sua vida. Deve considerar a vontade de Deus quando for namorar, quando for escolher uma profissão, quando for ter um hobby, em todo o momento.

Já vi muitas pessoas perderem muito tempo por não refletirem, não conversarem com Deus sobre como proceder em alguns momentos. Por fazer as coisas de acordo com o seu querer, sem lembrar-se da vontade de Deus.

Voltando à arca e ao ponto da intimidade com Deus, talvez não tenha sido fácil para Noé ir contra toda uma geração para construir um barco. Foi necessário que Ele estivesse profundamente ligado a Deus para entender que era realmente aquilo que Ele queria. Veja o que diz a Palavra:

“Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:9)

Noé andava com Deus. Esta afirmação é a base para entendermos a vontade de Pai.

Meu apelo com este texto é para que você ande com Deus. Não apenas frequentando uma igreja ou tendo uma vida religiosa, mas com intimidade suficiente para entender a vontade do Pai, ligado continuamente ao coração de Deus. Que você considere o desígnio de Deus antes de tomar as suas decisões. Isso exige investimento de tempo, experiências, conhecimento da Palavra, oração, jejum e muitas outras coisas.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário