Bíblia aberta

A motivação para seguir Jesus

Quando olhamos para a multidão que seguia Jesus, podemos ver claramente qual era a motivação dessas pessoas:

“E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judeia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos. E eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.”

Lucas 6:17,19

O texto acima é muito claro: a multidão estava atrás de Jesus por aquilo que ele poderia fazer por eles e não por quem ele era. Existe então uma separação que podemos fazer de maneira muito simples entre os discípulos e a multidão: discípulos seguem Jesus por ele ser o Cristo, e a multidão o seguia por ele ser alguém que poderia lhes abençoar.

A Palavra reforça essa realidade no texto abaixo:

“E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.”

João 6:2

A motivação por trás de seguir a Jesus é um dos fatores que determina se seremos multidão ou discípulos.

É claro que os discípulos foram abençoados por seguirem a Cristo, Jesus mesmo diz isso:

“Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”

Mateus 19:27-29

É certo que parte do contexto se refere apenas aos apóstolos, porém o verso 29 se aplica a todas as pessoas que deixaram algo para segui-lo.

A questão então se resume a: qual é a sua motivação ao seguir Jesus?

Paz.

Deixe um comentário