Bíblia aberta e caneta - Homens de pequena fé

5 ensinamentos de Provérbios 6

Continuando nos estudos sobre Provérbios, chegamos hoje no capítulo 6. Neste, tal qual acontece no capítulo 3, temos vários ensinamentos importantes.

Em resumo, temos o seguinte:

  1. Os compromissos que assumimos (vs 1 a 5)
  2. Devemos nos esforçar (6 a 11)
  3. A destruição do homem mau (vs 12 a 15)
  4. Coisas que o Senhor odeia (vs 16 a 19)
  5. A consequência da infidelidade (vs 20 a 35)

Destes ensinamentos todos, um que se destaca é o item 4: “coisas que o Senhor odeia”. Vamos ler com atenção este trecho:

“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, a coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

Provérbios 6:16-19

Salomão cita algumas coisas que Deus odeia, mas dá ênfase a uma que o Senhor abomina: a pessoa que semeia contenda entre irmãos. Essa pessoa, na visão de Deus, pratica algo pior do que aquele que derrama sangue inocente.

Você já parou para pensar no que é semear a contenda? Já parou para refletir se já fez isso em algum momento de sua vida? Esta atitude é tão séria para Deus que Salomão afirma que Deus abomina quem o faz.

Outro ponto para destacar neste capítulo é a certeza que Salomão tem de que o futuro dos maus é a perdição. Não é a primeira vez que ele fala sobre isso neste livro e muito do que ele escreve se baseia nessa certeza: os que andam em caminhos retos terão vida, os que se corrompem em caminhos maus vão pagar por isso.

Essa certeza demonstra confiança no Senhor e nos permite viver outro princípio que Salomão falou anteriormente: “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.”, Provérbios 3:31.

Qual destes grandes ensinamentos chama mais a sua atenção, por qual motivo?

Paz.

Deixe um comentário