Livros

Deuses Falsos – Timothy Keller

timothy-keller
Bárbara Cunha
Escrito por Bárbara Cunha

Livro: Deuses Falsos

Autor: Timothy Keller

Editora: Thomas Nelson Brasil

Ano: 2016

Você já pensou na quantidade de ídolos que as pessoas possuem? São inúmeros e, por incrível que pareça, também podem ser individuais. E nesta obra, Timothy Keller nos capacita a perceber que falsos deuses podem nos controlar sem percebermos.

Em Deuses Falsos, Keller demonstra sua facilidade em expor a vida de personagens da bíblia por uma ótica pouco explorada pela maioria dos cristãos. Além de falar sem rodeios o que não gostaríamos de ouvir. Neste caso, aborda especificamente sobre idolatria em todas as esferas da sociedade.

“Tudo o que nos controla é nosso senhor. A pessoa que busca poder é controlada pelo poder. A pessoa que busca aceitação é controlada pela pessoa que quer agradar. Não controlamos a nós mesmos. Somos controlados pelo senhor de nossa vida.” pág. 41

O que torna esse livro tão especial não é somente a escrita de leitura agradável, mas a separação dos “deuses” ou “ídolos” por temática no decorrer dos capítulos. A partir desta divisão, o autor ensina a identifica-los e como vencê-los de maneira direta.

“O caminho para cima é descer e o caminho para baixo é subir.” pág. 115

Trata-se de uma nova perspectiva de um assunto que é ignorado por alguns cristãos, justamente por não terem ideia da profundidade que assume em nós. Talvez seja por isso que os exemplos bíblicos utilizados por Keller foram Abraão e Isaque, Jacó e Esaú, Jonas e Zaquel. São histórias que já foram analisadas em diversas ministrações, textos e até músicas, então fica mais fácil o entendimento.

“Nós nunca quebramos os demais mandamentos sem quebrar o primeiro. Por que fracassamos quanto a amar, manter promessas ou viver sem egoísmo? Claro, a resposta geral é ‘porque somos fracos e pecadores’, mas a resposta específica em qualquer circunstância atual é que existe algo que você sente que tem que ter para ser feliz, algo que é mais importante em seu coração do que o próprio Deus.” pág. 146

O diálogo do autor é exclusivamente para cristãos, principalmente com os mais antigos. Ele se comunica com a convicção de que o leitor entenderá o discurso.

O foco é mostrar que tudo pode ser um ídolo, entretanto, é costume pensar que apenas coisas ruins podem ser. E exatamente aí que ele nos pega.

“Cristãos maduros não são pessoas que atingiram o leito rochoso. Eu não acredito que isso seja possível nesta vida. Na verdade, são pessoas que sabem como continuar cavando e estão chegando cada vez mais perto.” pág. 154

Obs.: Vale ressaltar que todas as referências utilizadas pelo autor que não estão na bíblia são encontradas no final do livro. Então, se você é como eu (que gosta de ler os autores “favoritos” dos autores que te inspiram), vai gostar das notas. 

Sobre o autor

Timothy Keller é pastor da Redeemer Presbyterian Church, em Manhattan. Nasceu e cresceu na Pensilvânia, formou-se na Bucknell University, no Gordon-Conwell Theological Seminary e no Westminster Theological Seminary.

Já esteve na lista de best-sellers do New York Times e escreveu vários livros, entre eles A fé na era do ceticismo, Igreja centrada, O significado do casamento, entre outros.

Onde comprar “Deuses Falsos”

O livro pode ser comprado na Amazon ou Saraiva por R$27,90  ou na Livraria Cultura por R$34,90. Estes preços são baseados na data de publicação deste post e podem sofrer alteração.

Sobre o autor

Bárbara Cunha

Bárbara Cunha

Paulista de 20 e alguns anos. Cristã convicta. Jornalista. Corintiana torcedora do Arsenal da Inglaterra. Apaixonada por filmes, séries e música.

Deixe um comentário