Bíblia com a página sendo virada - Profecias sobre Cristo na Bíblia

Estudo de Romanos 14

Em Romanos 14 Paulo fala sobre as questões menores que muitas vezes dividem os irmãos e são polêmicas. Ele coloca um ponto final nessas discussões com o argumento do amor ao próximo.

O capítulo apresenta os seguintes assuntos:

  • As pequenas diferenças entre os cristãos (1 a 6)
  • Tudo para Cristo (7 a 9)
  • Não devemos escandalizar os irmãos (10 a 13)
  • A questão da comida e da bebida (13 a 23)

Veremos todos em mais detalhes.

Vídeo do estudo

As pequenas diferenças

Paulo começa o capítulo falando sobre as pequenas diferenças que muitas vezes nos afastam:

“Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.”

Romanos 14:2,3

Ele é direto e diz: um não despreze o outro. Se a regra é o amor, por qual motivo desprezaríamos nossos irmãos por ocasião dessas diferenças menores?

Algumas igrejas acreditam que um bom terno é a roupa ideal para uma reunião. Outros acreditam que bermuda e regata são o suficiente. Alguns creem que comer carne de porco não é bom, outros amam fazer uma panceta na grelha. Independentemente dessas diferenças menores, somos todos irmãos, nos amamos e estamos na mesma batalha.

Eu, que como carne de porco, não posso julgar o que não come. O que não come, não pode me julgar por comer. Ambos devemos entender que somos diferentes, mas que somos, antes de mais nada, pecadores salvos pela graça de Cristo, que nos uniu num só povo.

A base que Paulo usa para afirmar que não devemos julgar uns aos outros nestas questões menores é a de que tudo o que fazemos devemos fazer para Cristo:

“Porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.”

Romanos 14:7-9

Se não vivemos para nós, mas sim para Cristo, por qual motivo deveríamos menosprezar o irmão que entende a sua dieta diferente da nossa? Se vivemos, vivemos para Cristo, ou seja, tudo o que fazemos, fazemos para Cristo. Tudo o que somos, somos para Cristo, tudo o que pensamos, pensamos para Cristo.

Não escandalize

Afinal, mesmo com estas diferenças, o amor está acima de todas as coisas. Logo, nosso objetivo, seja qual for nossa opinião em relação a estas questões menores, deve ser o de não escandalizar nossos irmãos:

“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.”

Romanos 14:12,13

Se as minhas convicções geram ações que vão escandalizar meu irmão, é melhor que eu não faça.

Não podemos imaginar que aquilo que fazemos é apenas problema nosso e que ninguém tem nada a ver com isso. Não é assim no reino. O mundo pode até pregar isso, mas no Reino nós sempre consideramos o nosso próximo naquilo que fazemos.

O mundo prega que podemos fazer o que quisermos, que a vida é nossa, que nós somos os donos das nossas vidas. O cristão é diferente.

Tudo o que fazemos deve estar submetido à vontade de nosso Senhor. Afinal, nossa vida não é nossa. Nós já morremos para nós mesmos e renascemos para uma nova vida que é de Cristo. Ele nos comprou, somos propriedade, somos servos, somos dele.

O que nosso Senhor nos diz é que não devemos servir de escândalo para nossos irmãos. Por isso, as nossas atitudes não devem se basear apenas naquilo que nos agrada, que nos faz bem, mas também naquilo que é bom, diante do Senhor, para nossos irmãos.

Paulo dá um exemplo para deixar tudo mais claro:

“Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

Romanos 14:15-17

O que ele diz é, se o que você está comendo deixar o seu irmão entristecido, você não está demonstrando amor por ele. Paulo é intenso, dizendo que podemos destruir, por conta da comida, aquela pessoa por quem Cristo morreu.

Comida e bebida

Por fim, para selar a questão, Paulo explica como devemos encarar a comida e a bebida:

“Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.”

Romanos 14:14

Ou seja, se consideramos algo como impróprio, para nós aquilo é impróprio. Se não consideramos como impróprio, não será impróprio.

É claro que Paulo está falando, especificamente, sobre comida e bebida. Podemos, em alguns casos, de maneira muito cuidadosa, aplicar isso para outras áreas, mas com muito, muito cuidado para que isso não se torne uma “justificativa” para o pecado e nossos desejos carnais.

Paulo ainda diz que, aquele que tiver dúvidas sobre algo, é melhor que se abstenha:

“Tens tu fé? Tem- na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.”

Romanos 14:22,23

Logo, a conclusão é: se você tem dúvidas se algo é errado ou impróprio, se afaste. Se algo que uma pessoa considera própria para sua vida, mas você considera imprópria, se afaste. Se outra pessoas considera impróprio algo que você não condena, não faça perto dela, para que ela não se entristeça nem se escandalize.

O amor vem sempre em primeiro lugar.


Comments

0 resposta para “Estudo de Romanos 14”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *