Estudo de Gênesis 11

Em Gênesis 11, vemos a famosa história da torre de Babel e a primeira menção a Abrão. Neste ponto vemos o fim do primeira parte do livro de Gênesis.

O capítulo apresenta os seguintes assuntos:

  • A torre de Babel (1 a 9)
  • As gerações de Sem (10 a 32)

Veremos alguns detalhes sobre estes dois pontos.

A torre de Babel

O capítulo começa falando sobre a torre de Babel:

“Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.”

Gênesis 11:5-7

Tudo indica que, sob o governo de Ninrode, o poderoso que conhecemos em Gênesis 10, o povo decidiu, ao invés de “povoar abundantemente a terra”, ficar no mesmo lugar, fazendo com que o nome deles crescesse.

O reinício que começou em Noé, rapidamente tornou-se em rebelião contra Deus novamente. O povo idólatra já adorava vários deuses, com muitas dessas “torres” sendo construídas na mesopotâmia para honrar algum tipo de deus. Segundo a tradição judaica, a torre de babel seria o Birs Nimrud, ou torre de Ninrode, também conhecida com o templo de Nabu. Alguns estudiosos indicam que seria Etemenanki, uma torre-templo dedicada a Marduque.

O orgulho da humanidade, achando que poderiam desobedecer a Deus de maneira impune, foi o que levou a este brando juízo, de Deus confundir as línguas da humanidade, fazendo com que o povo se dispersasse.

O que aprendo aqui é que “toda desobediência gera uma consequência”. Se desobedecemos a Deus vamos colher consequências. Com isso, me lembro de um texto do Novo Testamento onde aprendemos exatamente o que acabei de mencionar:

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.”

Gálatas 6:7,8

Colheremos a consequência de toda obra que fazemos aqui nessa vida.

As gerações de Sem

Neste capítulo também vemos as gerações de Sem:

“E viveu Naor vinte e nove anos e gerou a Tera. E viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas. E viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. E estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló. E morreu Harã, estando seu pai Tera ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.”

Gênesis 11:24-28

Aqui temos que nos lembrar que foi dessa linhagem de Noé que veio o patriarca Abraão e, consequentemente, Jesus. Podemos ver isso no capítulo 1 de Mateus, que relata essa genealogia, a partir de Abraão.

Para um entendimento mais completo dos próximos capítulos precisamos nos lembrar de algumas coisas. A primeira delas é que Ló era sobrinho de Abrão. Abrão filho de Tera e Ló, filho de Harã, irmão de Abrão.

O segundo ponto é que Harã, pai de Ló, morre. Tudo indica que Abrão passou a cuidar de Ló no lugar de seu irmão. Harã morre antes mesmo de seu pai Tera.

O terceiro ponto que precisamos entender é que eles habitavam em Ur dos Caldeus. Ur foi uma famosa e próspera cidade da Mesopotâmia até entrar em declínio por conta de invasões de outros povos. Não se sabe ao certo em qual período Abrão e sua família estavam em Ur, mas sabe-se que era uma cidade de um povo politeísta, idólatra. Com isso a conclusão comum é de que a própria família de Abrão era idólatra até ele mudar isso após a sua experiência com Deus em Gênesis 12.

O que aprendo aqui é que não importa quem nós somos, o que fizemos e qual o nosso passado, Deus pode mudar nossa história, pode nos usar para cumprir os seus propósitos e escrever uma nova história para nós. A Bíblia é repleta de histórias como essa, de pessoas que eram complicadas e cheias de erros, que foram transformadas e usadas por Deus.

Desafio do capítulo

Para este capítulo o seu desafio é comentar aqui o que você aprendeu com nosso estudo desta primeira parte do livro de Gênesis que você ainda não sabia.

Paz.


❗ Você sabia? ❗

Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

Deixe um comentário