Estudo de Êxodo 31

Resumo do estudo de Êxodo 31

Neste estudo de Êxodo 31 veremos que este é o capítulo onde Deus termina de dar diversas instruções para Moisés e entrega para ele as tábuas da lei.

O capítulo apresenta os seguintes acontecimentos

  • Deus escolhe e capacita os artífices (1 a 11)
  • O sábado e as tábuas (12 a18)

Veremos estes pontos com mais detalhes.

Os artífices

O capítulo começa com Deus afirmando que havia capacitado pessoas para a construção de todo o tabernáculo, citando duas pessoas em especial: Bezalel e Aoliabe. Sobre o primeiro, Deus diz:

“Depois, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência em todo artifício, para inventar invenções, e trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lavramento de pedras para engastar, e em artifício de madeira, para trabalhar em todo lavor.”

Êxodo 31:1-5

Estas duas pessoas Deus chamou de maneira mais direta, mas capacitou todos os que trabalhariam neste projeto, como vemos na segunda parte do versículo 6:

“e tenho dado sabedoria ao coração de todo aquele que é sábio de coração, para que façam tudo o que te tenho ordenado,”

Êxodo 31:6b

Deus chamou estas pessoas, capacitou e usou. Tudo o que Deus ordenou que Moisés fizesse, seria feito através da capacitação que Ele mesmo daria para as pessoas. É Ele que chama, que capacita e que usa as pessoas como entende ser melhor.

Também é interessante notar que Deus chamou especificamente duas pessoas e usou algumas outras mas, a maioria do povo do Israel, não participou da construção do tabernáculo.

Algumas pessoas Deus chama para coisas muito específicas, outras para outras coisas e outras para o que chamamos de “vida comum”. Não existe nenhum demérito em não participar de um grande projeto. Talvez o grande projeto de algumas pessoas seja trabalhar, se casar e criar seus filhos no Senhor.

A maioria de nós, assim como aconteceu no povo de Israel, estará nesse lugar, onde vivemos a nossa vida para a glória de Deus, fazendo o nosso melhor, em circunstâncias aparentemente comuns. Novamente, não existe nenhum problema, nenhuma dificuldade com isso. O que importa é que façamos o nosso melhor, glorificando a Deus, naquilo que fomos chamados para fazer.

O sábado

Antes de finalizar essa longa conversa com Moisés, Deus lembra da importância do povo guardar o sábado:

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do seu povo.”

Êxodo 31:12-14

Para fazer este grande projeto, era importante que o povo não se esquecesse de guardar o sábado, lembrando-se quem era o Senhor, separando-se do restante do mundo.

Uma questão que pode aparecer aqui é a seguinte: se, dentro do povo de Israel, quem não guardasse o sábado morreria, por que os discípulos de Cristo não sofreram com isso?

Muitos entendem que apesar de todos os outros nove mandamentos da lei terem permanecido e terem sido até mesmo abordados de maneira mais abrangente por Jesus, isso não aconteceu com o sábado, como vemos em passagens como Colossenses 2:16-17:

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Colossenses 2:16-17

É por esse motivo, muitos acreditam, que não vemos uma condenação ou juízo sobre os discípulos de Cristo.

Anteriormente, no estudo de Êxodo 20, falamos sobre esse assunto, da guarda do sábado.

As tábuas da lei

O último versículo do capítulo traz o momento onde Deus entrega as tábuas da Lei para Moisés:

“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Êxodo 31:18

Esse texto marca a transição para o próximo capítulo, onde o povo adora a um deus estranho e as tábuas da lei são quebradas.

Um ponto interessantes deste versículo é que vemos que o próprio Deus escreveu as tábuas da lei, esta é a única vez que temos o Senhor escrevendo algo e entregando para o seu povo. Existe um outro texto que fala sobre algo similar, mas não é enfático como esse onde, definitivamente, Deus quem escreveu.

Vídeo do estudo de Êxodo 31

Gostou do estudo? Aproveite e inscreva-se em nosso canal do Youtube.


Comments

0 resposta para “Estudo de Êxodo 31”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *