Estudo de 1 Pedro – Capítulo 4

O capítulo 4 desta primeira carta de Pedro segue o mesmo padrão dos outros capítulos, com instruções diretas para uma igreja que vinha sendo perseguida.

Neste capítulo, os seguintes assuntos são tratados:

  • O pecado já cessou (1 a 5)
  • Sede sóbrios e vigiai em oração (6 e 7)
  • Amor fraternal (8 e 9)
  • Tudo para Deus (10 e 11)
  • É bom padecer por amor a Deus (12 a 19)

Veremos alguns deles.

Vídeo do estudo de 1 Pedro – Capítulo 4

O pecado já cessou

Nos primeiros dois versículos do capítulo, lemos:

“Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.”

1 Pedro 4:1,2

Se estamos conectados com Cristo, o pecado não tem mais poder sobre nós, a vida de pecado não faz mais sentido e não vivemos mais pecando. Morremos com ele para nossa vida carnal, renascemos com Ele, numa nova vida. Essa nova vida é nEle e, por isso, não tem mais lugar para o pecado.

O mundo vai continuar caminhando para o pecado, para aquilo que satisfará as vontades deles. O cristão vai continuar caminhando no sentido contrário.

Isso se conecta diretamente com o que lemos em 2 Coríntios 5:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 5:17

Quando renascemos com Cristo, somos novas criaturas e todas as coisas se fazem novas. Não temos mais motivos para viver em pecado.

Sede sóbrios

Pedro também pede que a igreja seja sóbria e vigie em oração:

“porque, por isto, foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens, na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.”

1 Pedro 4:6,7

Ele pede que os cristãos tenham esse comportamento pois “está próximo o fim de todas as coisas”. Nós devemos estar sempre preparados para o fim de todas as coisas, seja por conta da brevidade da nossa vida terrena, seja por conta da volta de Cristo. Não sabemos até quando estaremos aqui e precisamos viver preparados, por isso, devemos ser sóbrios e vigiar em oração.

Vigiar em oração também nos lembra que não lutamos a partir da nossa própria força, mas que nossa melhor arma é a oração. Não lutamos nossas batalhas com a espada e o escudo, com nossa inteligência e perspicácia ou com nosso conhecimento. O cristão trava suas lutas tendo como maior arma a dependência de Deus através da oração.

Pedro também diz, nessa passagem, que o evangelho também foi pregado “aos mortos”. Um entendimento comum não relaciona este texto com o capítulo 3, mas sim afirma que o evangelho foi pregado para pessoas que, na época da escrita da carta, já haviam morrido. Isso se relaciona com o tom de urgência que Pedro dá para a questão do “fim de todas as coisas”.

Tudo para Deus

Nos versos 10 e 11, Pedro diz:

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!”

1 Pedro 4:10,11

Esta é uma passagem maravilhosa, que nos lembra que tudo o que fazemos devemos fazer para o Senhor. Se trabalhamos, se estudamos, se servimos na igreja, tudo o que fazemos é para o Senhor. De tudo o que temos e de tudo o que cuidamos, o fazemos para o Senhor, para que o nome dele seja exaltado.

Se temos algum dom, seja ele qual for, é para a glória de Deus. Um dos exemplos que Pedro usa é o da administração. A palavra usada por Pedro é “diakoneo”, que significa administrar, servir, atender, ministrar ou algo do tipo. Ou seja, todas as vezes que servimos alguém, devemos fazer para a glória do Senhor.

Devemos sempre nos lembrar de um dos assuntos principais da carta: temos uma nova vida no Senhor. Por isso, nessa nova vida, tudo o que fazemos é para Ele.

Padecer por amor

Também aprendemos nesse capítulo que sofrer por amor de Cristo é motivo de alegria:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”

1 Pedro 4:12,13

Lembre-se que as igrejas a quem a carta se destinava, estavam passando por sofrimentos e perseguições. Logo, este assunto é um conforto para aquelas pessoas, não no sentido de que o sofrimento logo teria um fim, mas de que ele tem uma finalidade: aperfeiçoar o cristão e prepará-lo para a glória futura.

Nossa vitória não é nesta vida, mas na vida eterna, quando Jesus nos resgatar. Isso conversa totalmente com o que lemos em 1 Coríntios 15:

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”

1 Coríntios 15:19

Por isso é motivo de alegria quando sofremos aqui por amor de Cristo: estamos sendo aperfeiçoados por Deus, estamos nos tornando mais conscientes de que a vitória eterna é superior à alegria terrena. Estamos participando dos sofrimentos de Cristo, estamos nos conectando a Ele.

Note que não estou fazendo uma defesa de que qualquer sofrimento seja válido. Não é isso. Estou concordando com Pedro de que ser perseguido por amor de Cristo é motivo de alegria. O sofrimento causado por outros motivos, como as doenças por exemplo, podem ser um outro assunto.

Desafio do capítulo

Para o capítulo 4, temos os seguintes desafios:

  • Fale sobre o que você entende dos versículos 1 a 5 deste capítulo
  • Responda à pergunta: quais outros momentos na Bíblia vemos pessoas que estavam passando por dificuldades e continuaram confiando em Deus?

Deixe suas respostas em um comentário aqui no post.


Comments

2 respostas para “Estudo de 1 Pedro – Capítulo 4”

  1. amém glória a Deus!
    tinha um pouco de dificuldade de interpretar os textos, mas seus site me ajuda bastante.
    continue com seus estudos me edifica muito!

    …um abraço!

  2. Avatar de Margarida De Melo
    Margarida De Melo

    Amei orar com voce Deus o abencoe ricamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *