Diversos

Versículos sobre sonhos

André
Escrito por André

A bíblia tem muitos versículos sobre sonhos. Muitos deles relacionados a sonhos que foram interpretados, alguns são revelações importantes e outros falando sobre sonhos em geral.

Separamos apenas os melhores versículos sobre sonhos que encontramos na bíblia, apenas aqueles que realmente fazem sentido para estudarmos sobre o assunto.

Organizamos este post em alguns tópicos:

O que aprendemos?

O que aprendemos com os versículos sobre sonhos é que Deus pode usar os sonhos para:

  • Nos confortar: Mt 1:20, Jz 7:15
  • Nos direcionar: Mt 2:19, Mt 27:19
  • Revelar a Sua vontade: Gn 37:9
  • Revelar o que vai acontecerá: Gn 37:9, Gn 41:1, Dn 2:3

Além disso, em Dn 2:28 e Jl 2:28, aprendemos que Deus ainda pode usar os sonhos para isso.

Versículos sobre sonhos relacionados a Jesus

Existem três momentos essenciais que falam sobre sonhos na vida de Jesus Cristo. O primeiro dos versículos sobre sonhos relacionado a Jesus é quando José, seu pai, tem um sonho confirmando que o filho que estava no ventre de Maria havia sido gerado pelo Espírito Santo:

“E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” (Mateus 1:20)

Quando Jesus é perseguido, ainda sendo menino, mais uma vez José tem um sonho, dessa vez para que Deus lhe desse uma direção importante:

“Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.” (Mateus 2:19-21)

Por fim, quando Jesus está sendo julgado por Pilatos, sua mulher tem um sonho que falava sobre Cristo. Então ela pede para Pilatos que ele não se envolvesse com essa questão, pois lhe havia sido revelado em sonho que isso era um erro:

“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.” (Mateus 27:19)

Sonhos famosos na bíblia

Um dos sonhos mais famosos que temos na Palavra é o de José em relação aos Seus irmãos:

“E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.” (Gênesis 37:9)

Outro sonho famoso foi o do Faraó, interpretado por José enquanto ainda estava preso:

“E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou e eis que estava em pé junto ao rio.” (Gênesis 41:1)

Em outro dos versículos sobre sonhos, temos o sonho de Nabucodonosor, interpretado pelo profeta Daniel:

“E o rei lhes disse: Tive um sonho; e, para saber o sonho, está perturbado o meu espírito.” (Daniel 2:3)

O sonho que gideão ouviu um homem contando e lhe deu esperança de ir tomar o arraial dos midianitas:

“E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho e a sua explicação, adorou; e tornou ao arraial de Israel e disse: Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas vossas mãos.” (Juízes 7:15)

O sonho de Salomão, que lhe permitiu ouvir os planos de Deus:

“E acordou Salomão, e eis que era sonho. E veio a Jerusalém, e pôs-se perante a arca do concerto do Senhor , e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.” (1 Reis 3:15)

Outros versículos sobre sonhos

Encontramos na Palavra ainda muitos outros versículos sobre sonhos. Eis alguns deles:

“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.” (Jeremias 23:28)

“Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama são estas:” (Daniel 2:28)

“Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.” (Eclesiastes 5:3)

“Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.” (Salmos 126:1)

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Joel 2:28)

Contribuições dos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, os leitores contribuem muito, comentando sobre outros textos que nos esquecemos.

Se você se lembra de outros versículos sobre sonhos, por favor deixe o seu comentário.

Imagens para compartilhar

Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais. Lá no Instagram temos um monte de conteúdo exclusivo e muito legal.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário