Versículos sobre perdoar as pessoas

O perdão é um tema central na bíblia. Por isso hoje resolvemos fazer uma lista com os melhores versículos sobre perdoar as pessoas.

Você pode usar estes versículos sobre perdoar as pessoas para montar uma ministração, para estudar sobre o assunto ou para montar uma aula de EBD.

Todos os versículos sobre perdão dessa lista foram extraídos da versão ARC.

Versículos sobre perdoar as pessoas – Um mandamento

Antes de mais nada, é importante entendermos que o perdão é um mandamento. Não é uma opção para o cristão, é algo que devemos fazer.

Vemos isso, por exemplo, nas palavras de Jesus, que nos ensina e não devemos ter uma medida para perdoar as pessoas, temos que fazer isso quantas vezes foram necessárias.

“Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe; e, se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3‭-‬4)

Paulo fala sobre esse mandamento em dois versículos sobre perdoar as pessoas. O primeiro deles em Efésios:

“Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

E também em colossenses:

“suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13)

Versículos sobre perdoar as pessoas – Consequências

Além de entendermos que é um mandamento, precisamos perceber que o perdão, ou a falta dele, gera consequências em nossas vidas. Uma das consequências é que, quando perdoamos as pessoas, somos perdoados por Deus:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” (Mateus 6:14)

O inverso também é verdadeiro:

“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:15)

Por isso é tão importante estudarmos esses versículos sobre perdoar as pessoas. Esse assunto é sério o suficiente para estar na explicação do modelo de oração de Cristo:

“E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:25‭-‬26)

Outros versículos sobre perdoar as pessoas

Em outras passagens bíblicas, temos aquela onde Jesus nos ensina que temos que perdoar as pessoas, não importando quantas vezes elas tenham errado conosco:

“Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21‭-‬22)

E também não importa o que elas tenham feito conosco. Podemos ver isso no exemplo que Cristo nos dá:

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lucas 23:34)

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Versículos enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, separamos uma parte do post para colocar os versículos que as pessoas nos enviam.

Logo, caso você se lembre de outros versículos sobre perdoar as pessoas, basta deixar o seu comentário aqui no post.

Ministrações sobre perdão

Existem várias ministrações que você pode fazer com esses versículos sobre perdoar as pessoas. Seguem algumas ideias:

  • Dar para receber: nesta ministração pode-se falar sobre a necessidade que existe de perdoarmos as pessoas para sermos perdoados. Existem diversas passagens bíblicas que podemos utilizar.
  • O maior perdão de todos: passando por diversos personagens bíblicos, pode-se apresentar o que eles tiveram que perdoar. A ministração pode culminar no perdão de nossos pecados com Cristo morrendo na cruz.

Se você gostou desse post, talvez queira se inscrever em nosso canal do YouTube ou nos ajudar comprando o nosso livro.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

0 comentário em “Versículos sobre perdoar as pessoas”

  1. Pingback: Os melhores versículos sobre perdão - JC na Veia

Deixe um comentário