Versículos sobre perdão

Hoje trago para vocês uma lista completa de versículos sobre perdão. Estes versículos sobre perdão estão organizados em categorias para facilitar o entendimento e a busca pelo versículo que você está procurando.

Estes versículos sobre perdão também estão comentados, de maneira breve, para facilitar o entendimento.

Esta lista de versículos sobre perdão pode ser usada para montar uma ministração, uma aula de EBD ou simplesmente para você estudar sobre o assunto.

Todos os versículos dessa lista foram extraídos da versão ARC, salvo quando mencionada outra versão.

Antes de continuar vendo esse post, vale dar uma olhada nesse vídeo, onde falamos sobre 3 coisas que todos deveriam saber sobre o perdão.

A verdade básica

Uma verdade fundamental da Palavra de Deus é que nós somos pecadores. Outra, de igual importância, é que Deus já nos perdoou de todos os nossos pecados.

A primeira afirmação vem deste versículo:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)

A segunda é a continuação do texto:

“sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:24-26)

Versículos sobre perdão de Deus

Na Palavra aprendemos que o Senhor é bom pois nos perdoa:

“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.” (Salmos 86:5)

Também vemos que precisamos perdoar as pessoas para sermos perdoados:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” (Mateus 6:14)

“Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6:15)

E que se confessarmos nossas falhas, Ele nos perdoa

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Reforçando o ponto que já vimos, precisamos perdoar as pessoas para sejamos perdoados:

“E quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” (Marcos 11:25)

Às vezes este texto de Salmos pode passar sem que notemos, mas veja como ele é importante para entendermos a grandeza do nosso Deus:

“Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Salmos 130:4)

Versículos sobre perdão em Cristo

Nestes versículos sobre perdão também vemos que foi Cristo quem conquistou o nosso perdão na cruz.

“Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26:28)

Todos os profetas testemunharam que através de Cristo receberíamos o nosso perdão

“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (Atos 10:43)

Versículos sobre perdão às pessoas

Apesar de já termos uma lista de versículos sobre perdoar as pessoas, para que esse post ficasse mais completo, resolvi trazer alguns dos versículos daquela lista para esta. Como a lista original de versículos sobre perdoar as pessoas é mais focada, vale dar uma olhada lá para ver outros textos sobre o assunto.

“Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. 4Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: 1Me arrependo’, então perdoe.” (Lucas 17:3-4 – NTLH)

Um outro texto muito interessante sobre perdoar as pessoas é o seguinte:

“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.” (Colossenses 3:13 – NTLH)

Quer ver muitos outros versículos sobre perdão relacionados à pessoas, então clique aqui.

O pecado que não tem perdão

Existe um texto na Palavra que fala sobre o pecado que não tem perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Não vamos entrar no detalhe sobre o que é isso, mas fica aqui o registro deste versículo:

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.” (Marcos 3:28-29)

Caso você queira saber mais sobre o assunto, recomendo que procure seu líder ou pastor. Isso é melhor do que ficar procurando sobre esse assunto na internet.

Versículos sobre perdão enviados pelos leitores

Em nossas listas nós sempre separamos um espaço para que os leitores enviem alguns textos que, por algum motivo, não colocamos no post. Nesta lista de versículos sobre perdão, não poderia ser diferente. Por isso, se você se lembrar de outros textos sobre esse assunto, deixe o seu comentário.

Ministrações possíveis

Com esta série de versículos sobre perdão é muito fácil criar boas ministrações. Seguem algumas ideias:

  • Perdão de Deus e perdão do homem: nesta ministração é possível contrastar as diferenças entre o perdão que Deus nos deu na cruz e o perdão que estamos acostumados a ver na sociedade;
  • Perdoe para ser perdoado: esta ministração pode exibir a regra básica do perdão, que lemos em Mateus 6:14 e tantos outros versículos sobre perdão;
  • Perdão para todos: neste ministração pode-se explorar que o perdão de Deus está disponível para todas as pessoas, não importando o pecado que elas tenham cometido.

Se você tiver mais ideias de ministrações que utilizem estes versículos sobre perdão, deixe o seu comentário no final desse post.

Livros sobre perdão

Muitos autores já falaram sobre esse assunto. Certamente é um ponto central da bíblia e muito ainda se pode falar sobre o assunto. Dentre os livros já escritos, separamos alguns que podem interessar:

Imagem do livro "As cinco linguagens do perdão"

Em As cinco linguagens do perdão, os experientes conselheiros Gary Chapman e Jennifer M. Thomas abordam com competência este delicado e importante processo nos relacionamentos: o pedido de perdão, talvez o mais difícil, por envolver humildade e coragem, além de imprevisibilidade do resultado.

Imagem de capa do livro Perdão total na igreja - Um ótimo livro com vários versículos sobre perdão

Perdão total na Igreja é um manifesto pela unidade dos cristãos e pela sanidade da igreja evangélica brasileira. Leitura obrigatória para quem faz parte do corpo de Cristo.

Imagem da capa do livro "O que posso fazer com minha culpa"

No 9º livro da série Questões Cruciais, R. C. Sproul mostra como Deus pode usar nosso sentimento de culpa para revelar a verdadeira culpa que temos diante dEle. Em seguida, ele prescreve o único remédio para nossa culpa: o perdão dos pecados que Deus oferece em Jesus Cristo.

Para compartilhar

Como fazemos em algumas de nossas listas, seguem algumas imagens para você compartilhar em suas redes sociais.

Antes de ir, quer baixar esta lista de versículos em PDF? É só clicar aqui.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

5 comentários em “Versículos sobre perdão”

  1. Pingback: Os melhores versículos para status no whatsapp e instagram - JC na Veia
  2. Amém. Fiquei feliz com esclarecimentos sobre o perdão. O senhor Deus abençoe todos vocês em nome do senhor Jesus.

    Responder

Deixe um comentário