Os melhores versículos sobre multidão

Hoje separamos diversos versículos sobre multidão. Parece ser algo estranho, mas entender o que era a multidão que seguia Jesus e quais eram as suas características nos ajuda a entender melhor o nosso relacionamento com Ele.

É bem provável que você se lembre de outros versículos sobre multidão que acabamos não colocando em nossa lista. Se esse for o caso, por favor não deixe de comentar.

Esta lista de versículos sobre multidão pode ajudar você a entender melhor qual é o seu relacionamento com Cristo, pode te ajudar numa ministração ou numa aula de escola bíblica.

Versículos sobre multidão – Seguidores

A primeira coisa que vemos sobre a multidão que seguia Jesus é que eles andavam, de certa forma, próximos a Jesus. Eles iam onde Ele estava e paravam quando Ele parava. Dentre os versículos sobre multidão que falam sobre isso, um que se destaca é o seguinte:

“E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.” (Mateus 8:1)

Vemos essa verdade sendo reafirmada em outro momento do ministério de Cristo:

“E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias e não tem o que comer, e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. Então, mandou à multidão que se assentasse no chão.” (Mateus 15:32‭, ‬35)

Note nestes versículos sobre multidão, que estas pessoas seguiam Jesus já há três dias.

Em outros versículos sobre multidão vemos que era comum Jesus ser seguido por essas pessoas:

“E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão.” (Mateus 20:29)

Versículos sobre multidão – Motivação

A motivação que a multidão tinha em seguir a Cristo fica clara em alguns versículos sobre multidão:

“E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão do povo de toda a Judeia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos. E eram curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude que curava todos.” (Lucas 6:17,19)

Neste conjunto de versículos fica claro que a multidão estava atrás dos milagres, daquilo que Cristo poderia fazer por elas. Temos outro exemplo desses mais para frente na Palavra:

“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.” (Lucas 12:13)

O versículo sobre multidão que fala sobre isso de maneira mais clara é o seguinte:

“E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.” (João 6:2)

Versículos sobre multidão – Obediência rasa

Em alguns versículos sobre multidão vemos que estas pessoas até obedeciam Cristo, se aquilo lhes fosse conveniente:

“Então, mandou à multidão que se assentasse no chão.” (Mateus 15:35)

Porém, quando lhes era solicitado algo mais profundo, algo um pouco mais difícil, eles recuavam, como no caso do jovem rico:

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” (Marcos 10:21‭-‬22)

Versículos sobre multidão – Obras

Outra característica da multidão é que eles achavam que estavam fazendo pequenas boas obras, por exemplo, cuidando para que ninguém incomodasse Jesus. Vemos isso em alguns versículos sobre multidão:

“E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós.” (Mateus 20:31)

Versículos sobre multidão – Eles ouviam

Vemos em alguns versículos sobre multidão que estas pessoas ouviam a Jesus:

“Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos,” (Mateus 23:1)

Mas elas claramente não estavam próximas o suficiente para aprender:

“E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava, porém tudo declarava em particular aos seus discípulos.” (Marcos 4:33‭-‬34)

Em outros versículos, vemos que eles queriam regras, instruções que fossem muito simples de cumprir, como uma lei para seguir:

“E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?” (Lucas 3:10)

No caso acima, eles desejavam saber detalhadamente como deveriam proceder.

A multidão ouvia e se admirava do que Cristo falava, mas não estava pronta pra seguir:

“E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas.” (Mateus 7:28‭-‬29)

Versículos sobre multidão – Recebem as bençãos

Em alguns versículos, podemos ver que eles também recebem as bençãos do Senhor:

“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” (Mateus 14:14)

Versículos sobre mutidão – Não conheciam Jesus

Por fim, o que podemos ver da multidão é que, apesar de acompanhá-lo e obedecer algumas pequenas coisas, a multidão não entendia nem o que ouvia e nem que era Cristo. Vemos a confirmação disso nestes versículos sobre multidão:

“E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galileia.” (Mateus 21:10,11)

“Então, muitos da multidão, ouvindo essa palavra, diziam: Verdadeiramente, este é o Profeta. Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galileia?” (Joao 7:40,41)

vídeos do canal sobre multidão

Versículos dos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre multidão que não estão nesta lista, basta deixar o seu comentário que teremos o maior prazer em analisá-lo.

Não esqueça de se inscrever em nosso canal no youtube.

Paz.

❗ Você sabia? ❗


Existem formas de você aprender ainda mais sobre a palavra:

2 comentários em “Os melhores versículos sobre multidão”

Deixe um comentário