Diversos

Os melhores versículos sobre língua

Versículos sobre língua
André
Escrito por André

Hoje preparamos uma lista de versículos que estamos trabalhando e estudando há bastante tempo: os melhores versículos sobre língua.

Esta lista de versículos sobre língua pode ser usada para estudar os perigos que existem em nossa língua, preparar ministrações ou aulas para escola bíblica.

Versículos sobre língua – Promessas

A nossa lista de versículos sobre língua começa com algumas promessas importantes para termos em mente. A primeira delas nos lembra que, se queremos viver bem, precisamos tomar cuidado com as palavras que saem de nossas bocas:

“Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.” (Salmos 34:12,13)

O segundo versículo de nossa lista de versículos sobre língua, nos fala que, se guardarmos a nossa boca, não tropeçando, não pecando com nossas palavras, conseguiremos controlar todo nosso corpo:

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” (Tiago 3:2)

Porém, se não controlarmos o que falamos, falando aquilo que desagrada a Deus, daremos conta dessas palavras:

“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12:36,37)

Temos mais um texto na lista de versículos sobre língua que fala mais ou menos a mesma coisa:

“Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.” (Provérbios 18:20)

Abaixo temos mais um dos versículos sobre língua onde vemos que se queremos ter dias bons precisamos controlar a língua.

“Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.” (1 Pedro 3:10)

Neste primeiro trecho de nossa lista de versículos sobre língua vemos que precisamos controlar aquilo que falamos para que nossos dias sejam bons e fartos. Na segunda parte vamos falar sobre alguns perigos que residem em nossa língua.

Versículos sobre língua – Perigos

Neste segundo trecho da lista de versículos sobre língua, vamos falar sobre os perigos aos quais estamos sujeitos.  No primeiro deles falamos sobre o poder que a língua tem de controlar todo o corpo.

“Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” (Tiago 3:4,5)

No próximo versículo vemos que a língua é um fogo, e tem o poder de contaminar todo o corpo:

“A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tiago 3:6)

Um outro perigo que vemos nessa lista de versículos sobre língua é que nenhum de nós é capaz de domá-la na nossa própria força. Por isso a importância da vigilância e da entrega a Deus:

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3:8,9)

A sequência do versículo acima nos trás um perigo grave que muitos de nós caímos:

“De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” (Tiago 3:10)

Um outro perigo que vemos nessa lista de versículos sobre língua é que podemos estar nos enganando, indo à igreja, fazendo diversas coisas, mas não controlando nossa língua:

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” (Tiago 1:26)

Para finalizar a parte da lista de versículos sobre língua que fala sobre os perigos, vemos que a vida e a morte estão na língua, e devemos tomar a nossa decisão:

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21)

Como vimos nesse trecho da lista de versículos sobre língua, são muitos perigos que residem nesse órgão tão pequeno. Isso mostra o cuidado que o cristão deve ter.

Versículos sobre língua – Dicas

Na última parte da lista de versículos sobre língua, temos algumas dicas e outros textos bíblicos. O primeiro deles fala sobre uma maneira que temos de controlar o que falamos:

“Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.” (Salmos 39:1)

Seguinda nessa mesma linha, em Provérbios vemos que, quando nos calamos, corremos menor risco de pecar:

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” (Provérbios 10:19)

Além disso, quando falarmos, temos que usar a nossa boca para falar coisas boas:

“Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.” (Provérbios 12:18)

Mais uma vez vemos, em Provérbios, o poder do silêncio:

“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” (Provérbios 17:28)

Além disso, temos versículos sobre língua onde vemos a importância da palavra branda, da resposta amorosa:

“Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” (Provérbios 25:15)

Resumo – Versículos sobre língua

Para resumir o que aprendemos com essa lista, podemos destacar o seguinte:

  • Se controlarmos a nossa língua, viveremos dias bons e longos;
  • De tudo o que falarmos vamos dar conta para Deus no dia do juízo;
  • A língua tem o poder de controlar e contaminar todo o corpo, por isso devemos tomar muito cuidado com o que falamos;
  • Nenhum de nós consegue controlar a língua na própria força;
  • De nada adianta sermos religiosos e não controlarmos a nossa língua;
  • O silêncio nos ajuda a controlar a língua e não pecar;
  • Em momentos de tensão, temos que dar repostas brandas.

Ministrações sobre língua

Neste tema existem diversas ministrações que podem ser feitas. Seguem algumas ideias:

  • Como controlar a língua? Nessa ministração pode-se falar sobre o poder do silêncio, da palavra branda e de falarmos sobre o que a bíblia fala. Nesta lista de versículos sobr língua, temos vários textos que podem ajudar;
  • Os pecados que cometemos com nossa língua. Nessa ministração pode-se falar sobre a multidão de pecados que cometemos todos os dias e não damos importância. Nesta ministração é interessante falar também sobre a consequência dos pecados da língua.

Mais versículos sobre língua

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você tenha algum outro versículo sobre língua que gostaria de ver aqui, basta deixar o seu comentário que ficaremos muito felizes em citar a sua sugestão.

Não se esqueça de nos seguir no facebook, assinar nosso canal no youtube e baixar nosso e-book gratuito.

Paz.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário