Diversos

Os melhores versículos sobre Juízo Final

Caneta representando os versículos sobre Juízo Final
André
Escrito por André

Quando eu comecei a pensar em fazer uma lista de versículos sobre Juízo Final, não imaginei que encontraria tantos textos falando sobre esse assunto.

Após perceber o quanto se fala na Palavra sobre o Juízo Final, percebi o quanto este tema é central na Bíblia: os profetas falaram sobre isso, Jesus falou sobre esse assunto, os apóstolos trataram da questão e temos um livro todo na Palavra apenas para falar sobre esse assunto. Foi tolice minha acreditar que essa seria uma lista fácil de montar.

O que você vai ver nesse post

  1. Os melhores textos
  2. O que os profetas falaram
  3. Salmos e Provérbios
  4. O que Cristo falou
  5. O que os apóstolos disseram
  6. Curiosidade
  7. Mais versículos

Melhores versículos sobre Juízo Final

Existem dois conjuntos de versículos sobre Juízo final que precisam ser lidos e entendidos por todos nós. O primeiro deles é o relato do fim que Jesus nos traz:

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.” (Mateus 25:31-46)

O segundo é a visão profética de João descrita em apocalipse:

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:11-15)

Versículos sobre Juízo Final nos profetas

Além destes dois textos principais, temos muitos outros versículos sobre Juízo final que foram trazidos pelos profetas. Veja o dis Daniel:

“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” (Daniel 7:9-10)

Daniel também fala sobre a ressurreição:

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno. Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” (Daniel 12:2-3)

Já no livro de Sofonias, vemos o relato do “dia da ira do Senhor”:

“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” (Sofonias 2:3)

Juízo Final em Salmos e Provérbios

Os livros de Salmos e Provérbios contam com uma outra série de versículos sobre Juízo Final:

“ante a face do Senhor , porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua verdade.” (Salmos 96:13)

No primeiro Salmo já temos um relato sobre o Juízo:

“Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.” (Salmos 1:5)

Também vemos que Deus é justo no seu julgamento:

“Ele julgará o teu povo com justiça e os teus pobres com juízo.” (Salmos 72:2)

Em provérbios temos outros ensinamentos:

“Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo mal.” (Provérbios 20:8)

“Muitos buscam a face do príncipe, mas o juízo de cada um vem do Senhor.” (Provérbios 29:26)

O que Jesus disse

Jesus também falou sobre esse assunto em vários versículos sobre Juízo Final. O primeiro é uma comparação que nos ajuda a entender o quão pecadores somos:

“Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no Dia do Juízo do que para vós.” (Lucas 10:14)

Na mesma linha do texto anterior, lemos em Mateus:

“Porém eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma, no Dia do Juízo, do que para ti.” (Mateus 11:24)

Jesus também fala sobre o “Dia do Juízo”, como lemos em Sofonias:

“E, quando alguns vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no Dia do Juízo para Sodoma e Gomorra do que para os daquela cidade.” (Marcos 6:11)

Em seu relato sobre o fim, em um dos muito conhecidos versículos sobre Juízo Final, lemos assim:

“A Rainha do Sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão.” (Mateus 12:42)

O texto de Lucas 11, vai na linha de Lucas 10 e Mateus 11, quando estabelece um tipo de comparação:

“Os homens de Nínive se levantarão no Dia do Juízo com esta geração e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.” (Lucas 11:32)

E, por fim, ainda falando sobre o Dia do Juízo:

“Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.” (Mateus 12:36)

Versículos sobre Juízo Final – Apóstolos

Após Jesus, também vemos os apóstolos falando sobre o Juízo Final:

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.” (2 Coríntios 5:10)

Pedro também fala sobre o “Dia do Juízo”:

“Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.” (2 Pedro 3:7)

João também falou sobre o mesmo assunto:

“Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.” (1 João 4:17)

O autor de Hebreus nos lembra que, após a morte vem o Juízo:

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,” (Hebreus 9:27)

Tiago nos ensina que o julgamento de Deus será duro para algumas pessoas

“Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:13)

Em Romanos aprendemos que vamos acumulando ira sobre nossas próprias vidas:

“Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus” (Romanos 2:5)

Curiosidade

Eu sou cristão há muito tempo e, quando me converti, tinha uma banda que fazia algum sucesso na época e seu nome era “Juízo Final”. Eles tiveram duas formações principais, com estilos levemente diferentes.

Escrevendo esse post, descobri que eles estão voltando!!!

Mais versículos sobre o Juízo Final

Como sempre fazemos, deixamos um espaço para os versículos sobre Juízo Final que os nossos leitores se lembraram e nós não. Portanto, caso você se lembre de outros versículos sobre Juízo Final que não estão nessa lista, deixe o seu comentário.

Não deixe também de nos seguir no Instagram e se inscrever em nosso canal do Youtube. Se você quer nos ajudar ainda mais, considere comprar o nosso livro.

Sobre o autor

André

André

Cristão, casado, pai, trabalhador. Leva a sério a palavra de Deus e isto muitas vezes o faz não ser bem visto. Ama escrever, por isso, sempre que pode, o faz.

Deixe um comentário