Versículos sobre galardão

Os melhores versículos sobre galardão

Hoje trazemos uma lista com os melhores versículos sobre galardão que temos na Palavra.

Esta lista de versículos sobre galardão pode te ajudar a estudar melhor sobre o assunto, montar uma ministração ou até mesmo uma aula para EBD.

O que é galardão?

Antes de olharmos para os versículos, é importante entendermos o que é o galardão. Analisando o dicionário Strong, temos a palavra no hebraico e no grego.

No velho testamento, temos um exemplo do uso da palavra no seguinte texto:

“Eis que os filhos são herança do Senhor , e o fruto do ventre, o seu galardão.” (Salmos 127:3)

A palavra utilizada aqui é שׁכר (sakar), que tem alguns significados em português, como: salário, soldo, pagamento, recompensa, preço, taxa ou pedágio.

No novo testamento vemos um exemplo do uso da palavra neste texto:

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.” (Hebreus 10:35)

Neste texto, a palavra grega utilizada é μισθαποδοσια (misthapodosia). Esta palavra, segundo o dicionário Strong tem os seguintes significados em português: pagamento de salário devido ou recompensa.

Estes são apenas dois dos exemplos de palavras que foram traduzidas como galardão para o português. Tanto o hebraico quanto o grego utilizam outras palavras para expressar o mesmo significado ou um significado muito similar.

Por exemplo, no verso de Mateus 10:41, a palavra traduzida por galardão é o original μισθος (misthos), de o de deriva a palavra utilizada em Hebreus 10.

O que isso significa?

Isso significa que, diferentemente daquilo que alguns acreditam, galardão não significa apenas a recompensa que receberemos no céu. Esta palavra, ao longo da bíblia, também é utilizada para expressar uma recompensa terrena por um ato ou um trabalho feito.

Versículos sobre galardão no céu

Jesus fala sobre o galardão celeste no texto abaixo. Este é um caso claro do galardão que receberemos no céu.

“Folgai nesse dia, exultai, porque é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.” (Lucas 6:23)

No contexto do versículo acima, Jesus está falando sobre as bem-aventuranças dà perseguição por conta de Seu nome. O que entendemos aqui é que, por sermos perseguidos, teremos uma recompensa no céu.

Outro texto a e fala sobre essa recompensa celeste é o seguinte:

“sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” (Colossenses 3:24)

Existem ainda outros textos que remetem a este tipo de galardão:

“Exultai e alegrai- vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:12)

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 6:1)

“E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.” (João 4:36)

Versículos sobre galardão como recompensa terrena

Muitos versículos sobre galardão falam sobre a recompensa terrena que podemos receber por algo que fizemos. É como a consequência de uma ação.

“Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.” (Romanos 4:4)

Versículos sobre galardão em provérbios

Os versículos sobre galardão de provérbios estão muito relacionados a conselhos sobre como viver uma vida reta. Separei este livro em especial por ter alguns textos interessantes:

“O ímpio recebe um salário enganoso, mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo.” (Provérbios 11:18)

“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.” (Provérbios 22:4)

“Tal será o conhecimento da sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá para ti galardão, e não será cortada a tua expectação.” (Provérbios 24:14)

“Porque o maligno não terá galardão algum, e a lâmpada dos ímpios se apagará.” (Provérbios 24:20)

Outros versículos sobre galardão no velho testamento

Deus se apresenta a Abrão como seu galardão:

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” (Gênesis 15:1)

“Então, disse Leia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou o seu nome Issacar.” (Gênesis 30:18)

Deus dá instruções sobre a recompensa por conta do trabalho na tenda:

“E o comereis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.” (Números 18:31)

Em Rute temos outro exemplo de versículo sobre galardão:

“O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor , Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” (Rute 2:12)

Em Ester, novamente temos a palavra galardão usada para denotar uma recompensa terrena:

“Então, disse o rei: Que honra e galardão se deu por isso a Mardoqueu? E os jovens do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.” (Ester 6:3)

Em Salmos vemos o uso da palavra פעלה (ullah), que fala mais especificamente sobre recompensa:

“Seja este, da parte do Senhor , o galardão dos meus contrários e dos que falam mal da minha alma.” (Salmos 109:20)

Os três versos de Isaías falam do galardão vindo de Deus:

“Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face.” (Isaías 40:10)

“Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o Senhor , e o meu galardão, perante o meu Deus.” (Isaías 49:4)

“Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que a tua salvação vem; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra, diante dele.” (Isaías 62:11)

Para finalizar os versículos sobre galardão do velho testamento, Deus conforta Jeremias:

“Assim diz o Senhor : Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor ; pois eles voltarão da terra do inimigo.” (Jeremias 31:16)

Jesus e os versículos sobre galardão

Jesus utilizou diversas vezes palavras que podem ser traduzidas como galardão. Separamos estes versículos sobre galardão:

Mateus

“Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5:46)

“Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.” (Mateus 10:41)

“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:2)

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:5)

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:16)

“E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” (Mateus 10:42)

Marcos

“Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” (Marcos 9:41)

Lucas

“Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6:35)

Outros versículos sobre galardão no novo testamento

“Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.” (Atos 1:18)

Após Jesus, diversos outros apóstolos escreveram versículos sobre galardão. Entre eles Paulo, na sua primeira carta à igreja de Corinto:

“Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.” (1Coríntios 3:8)

“Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.” (1Coríntios 3:14)

João e Pedro também escreveram versículos sobre galardão:

“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão.” (2 João 1:8)

“recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites cotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;” (2 Pedro 2:13)

Por fim, em Apocalipse vemos os últimos versículos sobre galardão:

“E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.” (Apocalipse 11:18)

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.” (Apocalipse 22:12)

imagens para compartilhar

Em algumas de nossas listas, prepararmos imagens para que vocês possam compartilhar. Seguem as dessa vez.

Ahhhh, e se você quiser preparar uma imagem para que as outras pessoas possam compartilhar também, é só enviar pra gente que analisaremos se vale a pena incluir aqui. Lembre-se apenas que deve ser uma criação sua e não algo que você pegou na internet, ok?

Versículos sobre galardão enviados pelos leitores

Como sempre fazemos em nossas listas, caso você se lembre de outros versículos sobre galardão, basta deixar o seu comentário neste post.

Nós analisaremos todas as sugestões de versículos sobre galardão enviados por vocês. Os escolhidos estarão aqui nesta parte do post.

Não se esqueça de nos acompanhar no youtube, lá falamos sobre um monte de temas diferentes relacionados à Palavra.

Ministrações com versículos sobre galardão

Existem diversas ministrações que podem ser feitas com estes versículos sobre galardão. Entre elas:

  • Nossa recompensa celeste: onde é possível focar naquilo que receberemos no Céu por nossas obras na Terra.
  • O galardão terreno: onde pode-se falar sobre ação e conseqüência, ou a lei da semeadura.
  • Fé e obras: onde pode ser falado sobre o que recebemos pela graça e o que recebemos por nossas atitudes.

Se você tiver ideia de outras ministrações sobre galardão, por favor deixe nos comentários. Não esqueça de nos seguir no Youtube!

Paz.


Comments

5 respostas para “Os melhores versículos sobre galardão”

  1. Avatar de Vinícius Alves
    Vinícius Alves

    Muito bom esse apanhado. Parabéns! Será o embasamento para eu realizar um estudo com meus filhos e esposa. Agradeço e desejo que Deus os abençoe!

    1. Glória a Deus!!!

  2. Avatar de Ronaldo alves
    Ronaldo alves

    Muito lindo estes versículos espero saber muito mais obg

    1. Glória a Deus! Continue estudando e você vai conhecer cada vez mais

  3. Avatar de Giusseppe
    Giusseppe

    Interessante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *